[1] Comentário enviado por wadilson em 08/12/2012 - 11:47h
Tudo bem q o Terminal nos dá um poder total sobre nosso computador, tudo bem que conhecer todos os processos dentro da máquina nos dá mais opções para fazermos o que precisamos e queremos, e toda essa coisa hacker e nerd e tal.
Mas qual o problema em usar a Central de programas do Ubuntu?
Afinal, não está numa distro GNU/Linux obscura, enigmática e hermética. É o Ubuntu, uma das coisas mais fáceis que temos por aí.
A menos que esteja usando uma versão sem interface gráfica para gerenciar algum servidor.. Mas, com o Ubuntu?
[3] Comentário enviado por JFhilipeCrashLW em 08/12/2012 - 17:04h
Concordo com você wadilson. Eu tambem so uso a Central de Programas do Ubuntu, eu so uso o terminal para mapear unidades de rede, ultilizar comandos para melhorar o Wine e etc.
[4] Comentário enviado por nilodanx52 em 09/12/2012 - 00:37h
Gente isso é apenas um direito de escolha... eu uso no meu not o arch com kde e no desktop uso o chakra... particularmente gosto tanto de gráfico quanto de texto! Relaxem Pessoal!
[5] Comentário enviado por fabioled em 09/12/2012 - 11:58h
Quanta polêmica por causa de uma contribuição que eu gostaria de ter encontrado em pesquisas com mais facilidade. E é isso que procuro fazer aqui na comunidade coisas que eu perdi algum tempo procurando, procuro transformar em discas ou artigos.
Agora esta quantidade de critica (destrutiva) não faz crescer em nada a comunidade.
wadilson: Não existe problema nenhum usar Central de Programas, é apenas uma questão de preferência.
pinduvoz: Onde você leu que atualização gráfica é mais segura do que via terminal?. Eu particularmente gosto de configurar via terminal para saber exatamente as alterações que estão sendo feitas.
Uso Linux a mais de 8 anos, trabalho tanto com servidores quanto em meus desktops. A coisa que acho mais bacana de tudo isso é ter liberdade para fazer minhas configurações da forma que eu sentir mais a vontade para fazer, e não da maneira bitolada que encontramos em sistemas proprietários. Pois o espirito da coisa é a liberdade.
Para diminuir esse alvoroço, proponho então a mudança do título para: Atualizando Ubuntu 12.04 para 12.10: Via terminal.
[7] Comentário enviado por pinduvoz em 09/12/2012 - 23:45h
[5] Comentário enviado por fabioled em 09/12/2012 - 11:58h:
pinduvoz: Onde você leu que atualização gráfica é mais segura do que via terminal?. Eu particularmente gosto de configurar via terminal para saber exatamente as alterações que estão sendo feitas.
Na wiki do Ubuntu, tanto em inglês quanto em português. Procure que vc acha a indicação de fazer a atualização pelo update-manager por ser mais segura.
E não estou criticando e muito menos criando polêmica; estou apenas indicando a solução que o próprio "time" do Ubuntu indica.
Além do mais, já cansei de dizer aqui no VOL que sou favorável às atualizações de versão. Quem me conhece daqui sabe bem disso.
Finalmente, peço desculpas por qualquer exasperação que causei, ainda que sem intenção.
[9] Comentário enviado por lcavalheiro em 11/12/2012 - 17:31h
Dicas como essa mostram que não é porque o Ubuntu tem aquela interface firulenta e mais user-friendly que o Windows que seus usuários precisam se limitar ao modo gráfico de fazer a coisa. Da minha parte eu acho inegável que o terminal dá mais recursos, mas aumenta as chances de se fazer uma lambança muito doida - ainda mais no Ubuntu, que a Canonical se esforça para manter a distro inchada. Longa vida ao terminal!
[10] Comentário enviado por pinduvoz em 11/12/2012 - 21:56h
[8] Comentário enviado por fabioled em 11/12/2012 - 13:49h:
ok, obrigado izaias pela alteração.
E pinduvoz, obrigado pelos esclarecimento, analisando bem seu comentário, percebi que eu que interpretei mal. Por tanto peço desculpas também.
Abraço
Nem precisava se desculpar.
E ainda: sua opção de atualização é a que o wiki do Ubuntu recomenda para o Ubuntu Server (sem interface gráfica), mas somente após a instalação do pacote 'update-manager-core'. Seria + ou - isso:
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade # para atualizar todos os pacotes
sudo apt-get install update-manager-core
sudo do-release-upgrade -d
[11] Comentário enviado por renebarbosa em 16/01/2013 - 01:44h
Pelo que pude perceber o update-manager utiliza essa ferramenta como backend, realmente não vi nada que justificasse o argumento existente no wiki do Ubuntu de que a atualização por software gráfico é mais segura, já que uma é apenas uma "casca" para a execução da outra, um script em Python. Enfim, apesar do Unity6 estar bem atraente e o recurso de Web Apps ser interessante, prefiro me manter no LTS.
[13] Comentário enviado por nativaportal em 07/08/2013 - 17:48h
para falar a verdade, acho que quando um membro da comunidade tem alguma dúvida, em relação a algum processo, devemos ter um pouco de foco¸nesse caso devemos cada um contribuir de alguma forma com o usuário ou o pedinte e dar a nossa contribuição para que o mesmo de acordo com seu entendimento e perícia possa escolher a melhor resposta que se adequa a ele, sendo assim acho que a comunidade só tem a ganhar com isso! belez
[14] Comentário enviado por luizzaugustoll em 24/04/2015 - 23:43h
A 'segurança a mais' está no fato de que utilizar comandos aumentam as chances de errar e pior, o comando ser válido, por outra razão não vejo porquê da Canonical recomendar o modo gráfico. Como estou utilizando o Kubuntu e acho o Muon(aplicativo de atualizações do KDE) bugado, prefiro fazer com linha de comando mesmo, nesse caso é mais seguro.