Baixando arquivos grandes demais para a sua conexão.

Publicado por Perfil removido em 08/08/2011

[ Hits: 4.974 ]

 


Baixando arquivos grandes demais para a sua conexão.



Digamos que você queira/necessite baixar alguns MB/GB/TB da internet, por exemplo, para uma atualização, ou para a instalação de um novo programa usando uma conexão não muito apropriada para issso ou seja: lenta demais para o tamanho do arquivo.

Claro que isso pode demorar muito tempo ou muito, muito tempo mesmo. E pode ser que você não disponha de tempo o suficiente para ficar esperando o término da operação na frente do micro ou tenha preocupações com o tamanho do arquivo...

Como muitas outras pessoas (eu por exemplo), que ainda usam a lerdissima conexão discada você aproveita a madrugada para baixar um arquivo ou ainda em um outro horário qualquer em que você não está a frente do micro em que ele normalmente é utilizado para outras tarefas e a já escassa banda disponível é essencial para a realização da mesma.

Como exemplo inicial vou mostrar como baixar um pacote via apt-get (gerenciador de pacotes do Debian) usando um dos meus métodos.

NOTA: Digite tudo numa linha só caso queira usar as dicas em uma linha de comando. Eu usei esta formatação apenas para melhorar a leitura do código.

Primeiramente, o método que acho o mais correto de todos para instalar um pacote é você tentar baixar o pacote inteiro após verificar suas dependências. Claro, se todas estiverem resolvidas você poderá instala-las sem susto usando a dica a seguir:

while : ; do
sudo apt-get -d -y install pacote-foo &&
sudo halt
done

Veja que o pacote pacote-foo é só um exemplo.

O parâmetro -d informa ao apt-get que ele deverá apenas baixar o pacote (armazena-lo no cache) para uma calma e posterior instalação. Note que fazemos uso de um loop infinito ( trecho while : ; do e done ) que só encerra quando o pacote for totalmente baixado, (graças ao &&), para então a maquina ser desligada ( halt ), caso não necessitarmos mais utiliza-la.

Veja que podemos usar o mesmo raciocínio para baixar qualquer arquivo usando o gerenciador de downloads wget que até hoje não senti sua falta em nenhuma distribuição GNU/Linux.

while : ; do
wget -c http://www.site_exemplo.com/exemplo.rar &&
break
done

Ou ainda usar algum tipo de sinalização do termino do download, como por exemplo tocar uma musica com um player como o mplayer. while : ; do
wget -c http://www.site_exemplo.com/exemplo.rar &&
mplayer musica.ogg
done

Me lembro de uma ocasião em que necessitei utilizar um outro gerenciador de download que "deixa arquivos .part" enquanto vai baixando o arquivo principal. Então usei algo assim:

while [ -e ./*.part ] ; do
echo -en " \rBaixando o arquivo..." && sleep 1s
done &&
sudo halt

E felizmente funcionou corretamente!!!

Enfim, as opções são muitas, uma vez que esse mesmo raciocínio pode ser usado para outros casos em que gastaríamos muito tempo esperando o termino de um processo e/ou para economizar energia necessitaríamos desligar o sistema ao termino do mesmo.

E como, neste tipo de caso, estamos impossibilitados de fazê-lo manualmente por estarmos no trabalho, escola ou talvez dormindo ou ainda nos divertindo com uma outra ocupação qualquer, este tipo de situação "adversa" torna a coisa muito difícil, senão impossível de fazê-lo de forma correta e blablablalbla

Estas são umas das principais soluções que encontrei para este tipo de impecilho e que me são de uma utilidade enorme, por serem muito simples e portanto facilmente assimiladas pela minha memória e ainda, extremamente convenientes principalmente por poder usa-las na linha de comando em qualquer sistema GNU/Linux sem me preocupar muito com versões e aptidões de programas gerenciadores de downloads.

Boa sorte!!!

Outras dicas deste autor

Comente Linux - Site de comentários sobre GNU/Linux

Instalando Discord no Debian/Ubuntu

Instalando o Xorg no Debian

Instalando Chromium Browser no Ubuntu 20.04 Sem Usar Snap

Instalando modem ZTE MF645 Vivo 3G no Ubuntu 8.04

Leitura recomendada

Caracteres Gráficos no Emulador de Dos

Clonezilla Live no pendrive ou HD externo

Removendo linhas duplicadas de um arquivo texto

Wolfenstein Enemy Territory no Ubuntu 12 com som e Omnibots

Criando um simples script para desmontar e ejetar o CD-ROM

  

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 27/11/2011 - 22:07h

Boa...Minha net é 3Derrotas...



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts