Como um dos capacitadores do projeto de telecentros comunitários do Ministério das Comunicações, uma das reclamações mais frequentes que ouço dos usuários do sistema Metasys é a impossibilidade de se fazer qualquer alteração no sistema Metasys Corporate MC, simplesmente porque a senha de root não é dada aos administradores dos telecentros, o que os deixa à mercê da disponibilidade e dos conhecimentos técnicos (ou a falta deles) dos atendentes da empresa que faz o suporte técnico.
Inicialmente, reinicie o computador e aguarde até que apareça a tela do GRUB. Antes do contador chegar a zero, pressione a tecla ESC, para a contagem de tempo cessar. Logo após, selecione a linha correspondente ao seu sistema Metasys. Após selecionar esta opção através do teclado, pressione a letra "E" para editar o registro. Selecione então a linha com o parâmetro "kernel /vmlinuz-".
Feito isto pressione a letra "E" novamente para editá-la. Complete o texto, inserindo o parâmetro "init=/bin/bash" , pressionando ENTER em seguida para salvar. Neste momento então o Grub irá salvar sua opção, bastando verificar se a mesma irá aparecer na tela seguinte. Feito isto, pressione a letra "B" para iniciar o computador em modo Monousuário.
Ao iniciar em modo monousuário seu sistema não irá carregar a interface gráfica (KDE), mas sim o shell do Linux. Após ser exibido o shell, digite o comando abaixo para habilitar a escrita em seu HD, o que é necessário para alterarmos a senha com sucesso. Digite atentamente o comando, atentando para os espaços presentes no comando.
# mount -o remount,rw / (aqui a barra é a barra mesmo, mas isso também depende do teclado) # vi /etc/shadow
O primeiro comando montará o seu disco rígido com permissão de leitura e escrita. Apos digitá-lo, pressione a tecla "ENTER". O seu prompt deverá apenas mudar para a linha de baixo. Se for exibida alguma mensagem de erro, repita o comando com cuidado até ser executado corretamente. O segundo comando abrirá o arquivo de senhas do Linux (/etc/shadow) para edição. As senhas a serem apagadas no arquivo /etc/shadow estão criptografadas entre ":" e ficam após o nome do usuário. Exemplo:
Será exibida uma tela solicitando a nova senha do root. Enquanto digita, nada será exibido. Pressione ENTER para confirmar. Logo após será necessário confirmar a senha. Digite-a novamente e pressione ENTER. Se a sua nova senha for confirmada com sucesso receberá a mensagem "All tokens updated Sucessfully". Repita a senha quantas vezes forem necessárias até que esta mensagem apareça. Após isso, remonte o seu sistema com permissão somente leitura com o comando:
# mount -o remount,ro /
Após alterar a senha com sucesso, reiniciar seu computador digitando o comando: reboot, ou apertando a combinação de teclas "ctrl+alt+del".
[1] Comentário enviado por removido em 18/08/2010 - 22:20h
Mauricio:
Eu trabalho em um IFET e aqui estão em vias de implantar um Telecentro.
Por que diabos a senha de root não é fornecida aos administradores?
Tem alguma razão específica para isso?
[2] Comentário enviado por dandelion em 18/08/2010 - 22:41h
A razão, segundo a empresa que realiza o suporte técnico, para não fornecer a senha de root do sistema, é para que os usuários não possam fazer alterações que sejam potencialmente danosas ao sistema. Contudo, ao meu ver, isso é uma forma de fazer com que o sistema possa ser mantido da mesma forma que foi instalado e os "técnicos" deles consigam dar manutenção, escondendo o fato de que eles apenas seguem roteiros predeterminados, e que não sabem mexer em uma agulha fora do que está no roteiro.
[3] Comentário enviado por tacitosr em 08/09/2010 - 10:45h
Mauricio
Eu faço o processo até chegar na parte de deletar a senha root criptografada, mas e depois de deletar como eu faço para sair do arquivo /etc/shadow? Para enfim continuar com o processo.
[4] Comentário enviado por floydiano em 17/09/2010 - 13:36h
Olá boa tarde
Sou Instrutor de um telecentro localizado na cidade de Atibaia, e venho tentando obter a senha root do sistema Metasys para atualizar alguns softwares, como por exemplo o broffice q ja esta na versão 3.2.1 e o nativo do sistema é o 2.3, nem corretor ortografico a bagaça tem!
Executei todo o procedimento desta tutoria, aparece a mensagem "All tokens updated Sucessfully", mas quando recarego o sistema e tento logar como root não consigo.Repeti esse processo umas 3 vezes e nda!Existe outro procedimento mostrado pelo site da propria Metasys, segue o link da tutoria http://www.metasys.com.br/faq/index.php?action=artikel&cat=1&id=15&artlang=pt-br, mas TMBM NÂO FUNFA!
Exixste alguma configuração que impeça esse procedimento?
Fico mto grato pela informação!
[5] Comentário enviado por dandelion em 17/09/2010 - 15:57h
Boa tarde colega.
Esse procedimento não habilita o login como root, ele apenas altera a senha de root. O que você pode fazer é logar normalmente e utilizar, via prompt, o comando "su root", assim, assumendo o papel do usuário root.
[7] Comentário enviado por removido em 08/10/2010 - 14:37h
TACITORS:
Se você entrou no /etc/shadow pelo vi, tecle ESC e depois digite :wq para sair e salvar. Repare que os ":" podem estar na tecla 'ç'.
FLOYDIANO:
Faça o procedimento acima, porém depois de digitar a nova senha de root digite:
# sync
E daí remonte a raiz e reinicie:
# mount -o remount,ro /
# crtl + alt +del
A senha deve ter 6 dígitos ou mais, senão ela ficará em branco.
Verifique também o arquivo /etc/passwd na linha de root abaixo (a sua deve ser parecida):
root:x:0:0:Conta do root:/root:/bin/bash
deverá estar um x no segundo campo, se estiver um * é porque a conta está desabilitada, troque pelo x.
[8] Comentário enviado por jacklagriffe em 27/01/2011 - 10:34h
Bom dia, pessoal.
Como servidor do Programa de Inclusão Digital do Governo Federal, eu devo lembrá-los que os computadores instalados nos Telecentros apoiados pelo Ministério das Comunicações são Patrimônio Público. Os coordenadores de Telecentros tem a responsabilidade legal de manter a estrutura dos softwares exatamente como lhes foi entregue, conforme determinado no Termo de Compromisso assinado ao se inscreverem no programa.
Falhar com esse compromisso constui Ato de Improbridade, e pode provocar medidas da Administração, como desativação do Telecentro, multa e até processo penal.
E não se esqueçam: O Grande Irmão está olhando por vós =)
[9] Comentário enviado por lfnando em 04/11/2011 - 11:00h
também trabalho em um Telecentro, e quando efetuo esse processo eu consigo mudar a senha, mais levando em consideração que só consigo usar a senha usando o comando su (do servidor) pois no SO não consigo, keria instalar umas coisas, mais é meio complicado, nem o relógio estou conseguindo alterar. Algum procedimento pra conseguir alterar a senha do SO mesmo e não do Servidor?