Se você lida regularmente com compartilhamentos NFS certamente já viveu a experiência de ficar com um compartilhamento travado porque o servidor NFS ficou indisponível por alguma razão. Quando isso acontece, qualquer programa que tente acessar o ponto de montagem fica paralisado, sem responder nem a Ctrl+C, de maneira que nem dá pra desmontar o compartilhamento, pois o comando umount também fica travado.
Nas primeiras vezes que isso aconteceu comigo, eu me via obrigado a recorrer a um artifício que não é bem visto pelos profissionais Unix/Linux, o reboot. Mas hoje, fazendo uma pesquisa na internet, descobri que existe uma forma muito simples de desmontar imediatamente um compartilhamento NFS travado. Trata-se de um parâmetro do comando umount que habilita o lazy unmount, ou desmontagem preguiçosa, em português.
No modo preguiçoso, o umount desconecta imediatamente o sistema de arquivos da árvore do sistema e, então, fica aguardando que ele fique livre para então limpar todas as referências existentes no sistema. Para utilizá-lo, basta utilizar o parâmetro "-l" (menos éle minúscula) junto com o "-f" (menos éfe minúscula):
# umount -f -l [ponto de montagem]
Fazendo isso, o sistema de arquivos NFS é desconectado imediatamente e o ponto de montagem fica liberado para ser utilizado, resolvendo o problema do travamento dos programas que tentam acessá-lo.
[1] Comentário enviado por sergelli em 24/01/2011 - 18:21h
Prezado Davidson
Certamente você é um grande conhecedor do Linux. Prova é que colocou aqui uma dica que resolve um problema de um importante recurso para que possamos usar uma rede genuinamente Linux sem esse sério problema.
Afinal quem quer ficar esperando o PC inteiro destravar, só porque um servidor foi desligado ????
Certamente também, esse problema é um dos grandes motivos para muitos desistirem de usar a rede NFS
Afinal, quem vai adivinhar que o comando "umount" precisa de parâmetros diferenciados quando usamos NFS
Parabéns pela dica, foi muito útil e está muito bem escrita. Nota 10
Obs: Daria nota mil se tivesse uma dica de informar como fazer esse "umount -l -f" automaticamente.