Uso
Slackware 13 e logo que o instalei, de curioso mesmo, cliquei com o direito no painel do KDE (onde se encontra o relógio, menu de inicialização e tudo mais) e fui na opção "Remove this Panel". Pra quê... sumiu o painel! E quem diz que existe alguma opção para adicionar o painel novamente.
Até tem a opção de adicionar um painel, mas é zerado, sem nada... E é praticamente impossível (ou muito custoso) reconfigurá-lo igual ao que "vem de fábrica". Neste caso, como ainda não tinha muita coisa no Slack, acabei formatando e instalando o sistema todo novamente. Mas fiquei com aquela pulga atrás da orelha: deve ter uma maneira de adicionar novamente! No
Linux sempre tem (ou quase sempre)!!! =)
Esta semana acabei fazendo a mesma burrada! Porém agora meu KDE está todo personalizado e meu disco cheio de dados que dariam mão de obra para fazer backup e formatar novamente... Quase que sem escolha, acabei baixando a cabeça e pesquisando. Depois de muito Google e nada de solução para o meu caso - que é simples por sinal - achei um artigo onde ensinava a personalizar o painel em shell.
Então, lendo e tentando entender o arquivo de configuração, percebi uma linha que talvez fosse minha solução (e foi!!!).
O arquivo que nos interessa é o seguinte:
~/.kde/share/config/plasma-appletsrc
Utilizando seu editor de texto preferido (no meu caso vim =]), abra-o:
vim ~/.kde/share/config/plasma-appletsrc
Procure por uma seção igual/semelhante a esta (confira se tem a a linha plugin=panel para saber se estamos na seção correta):
[Containments][2]
activity=
desktop=-1
formfactor=2
geometry=0,-40,1280,34
immutability=1
location=3
plugin=panel
screen=0
zvaleu=150
A linha location=3 pode variar o valor, conforme o local que vocês deixam o painel, no meu caso eu gosto de deixá-lo na parte de cima, igual o padrão Ubuntu). Então a linha que nos interessa é a "desktop=". Achei estranho estar com o valor -1, pois sei que tenho 4 desktops e a numeração começa no 0, o que eu fiz então foi alterar o valor que estava (-1) para 0.
Reiniciei o KDE (ctrl + alt + backspace) e pronto! Estava ali novamente meu painel! É importante alterar e salvar este arquivo em outra tty, para evitar do kde travar...
É isto! Qualquer dúvida postem aí.
Abração!