Esta dica é bastante simples e acredito que a maioria dos leitores já deve realizar este procedimento.
Bem, gosto de ler a revista MAKE, e consegui algumas edições em PDF. Esta, para quem não conhece, é uma revista gringa que é focada a geeks, nerds, hackers e outras criaturas, e traz alguns projetos interessantes. Só que o arquivo todo tem cerca de 50MB e umas 160 páginas, das quais apenas três ou quatro projetos, que ocupam umas 30 páginas, valem a pena manter.
É igual aquela revista de papel que tem apenas uma matéria boa, que você fica guardando na estante, pra criar bolor e ocupar espaço. Eu costumo recortar, guardar a matéria e a capa, pra eu saber quando e onde li.
Fiz a mesma coisa com a MAKE (e considerando ainda que desconheço a licitude da origem do material, manter uma cópia integral é considerada violação ao direito autoral), salvando somente as páginas que me interessavam.
Para isso, usaremos nossa conhecida impressora virtual PDF, fornecida pelo CUPS-PDF. Não vou explicar como instalar, aqui no VOL está cheio de explicações.
Uma vez instalado e configurada a impressora virtual, basta clicar no leitor PDF (uso o evince aqui) no ícone ou menu que dê o comando de impressão e mandar imprimir somente as páginas que contem o texto desejado na impressora PDF.
Isso gerará (obviamente) um novo arquivo PDF, contendo somente o trecho que queremos salvar.
Um caveat: se desejar salvar mais de uma impressão (i.e., salvar vários trechos diferentes) do mesmo arquivo, é necessário imprimir e renomear o arquivo resultante a cada impressão, pois caso contrário o CUPS sobrescreverá o arquivo anterior com o conteúdo da nova impressão e, portanto, o trecho anterior será perdido.
Uma vez impressos os trechos interessantes, eu descartei o original com um belo "rm -f".