O Acer Aspire One A110 vem com um SSD (Disco de Estado Sólido) de 8 GB, com 1 GB de swap (necessário à hibernação) e 3 GB de espaço livre, apenas. A menos que você use um cartão de memória no slot esquerdo (eu uso um SDHC de 8 GB, funcionando perfeitamente como "ampliação" da minha pasta pessoal) ou mantenha seus arquivos num pendrive, é pouco espaço.
Com o uso o LinpusLinux (bem como qualquer outra distro) acumula "sujeira" (arquivos desnecessários), tais como cache de navegação, arquivos de log, links quebrados etc, sendo certo que a falta de espaço faz com que a remoção do "lixo" seja uma boa ideia.
Um programa faz isso para você: Bleachbit
Ele é uma espécie de CCleaner ("Crap Cleaner", famoso no Windows) para Linux e também um concorrente do "Computer-Janitor" incluído no Ubuntu 9.04.
Instale-o clicando duas vezes no pacote e use-o pelo menu, em duas opções:
a) como root (limpeza do Sistema de Arquivos, partindo da raiz, 300 MB excluídos aqui);
b) como usuário (limpeza da sua pasta pessoal, 120 MB excluídos aqui), tendo o cuidado de manter um backup dos favoritos do Firefox (usando todas as opções de limpeza para o navegador, meus favoritos foram apagados).
Note-se que há pacotes para outras distros, sendo o programa uma mão-na-roda para quem está ficando sem espaço no HD.
Obs.: Se você acompanha minhas aventuras com o Linpus/AA1, já sabe que a senha do root é a mesma do usuário, ou seja, aquela fornecida no primeiro boot.
Para atualizar basta um duplo-clique no pacote baixado, fornecer a senha do seu usuário (igual a do root no Linpus) e ignorar o aviso de falta de chave.