Repositório pessoal do Debian Linux

Publicado por Juliao Junior em 10/11/2008

[ Hits: 6.583 ]

 


Repositório pessoal do Debian Linux



Em muitos lugares do Brasil o acesso à banda larga não existe, ficando os usuários da internet limitados em muitas atividades básicas, como por exemplo instalação de pacotes. Mas normalmente existe algum local onde podemos, mesmo temporariamente, usufruir de maiores velocidades de conexão. A minha própria situação é exemplo de vários usuários: internet rápida na universidade (onde passo a maior parte do dia) e internet super devagar em casa.

Para aqueles na situação acima descrita, pelo menos a instalação de pacotes Debian pode deixar de ser uma dor de cabeça. Sim, ficar anotando e indo atrás de trocentos pacotes como dependência pode ser o fim do mundo. Para resolver essa situação basta baixar as ISOs disponíveis em vários mirrors Debian espalhados pela net. São 21 CDs ou 3 DVDs da versão Stable do Debian. Se preferir usar a versão testing (fortemente sugerida por mim, pois já uso há anos e nunca tive problemas), serão 31 CDs ou 5 DVDS. Dessa forma, basta fazer o download das ISOS, gravar nas mídias (CD ou DVD) e incluir na lista do apt.

Abaixo seguem os links para os diretórios onde você encontrará os CDs/DVDs desejados:
Se preferir a versão Testing, siga um dos links abaixo:
Após baixar as ISOs de um dos endereços abaixo, resta-nos gravar em CD/DVD. E o último passo: fazer o apt reconhecer as mídias como fontes de pacotes. Para isso você pode usar o programa Synaptic. No menu "Editar" escolha a opção "Adicionar disco". Coloque o primeiro disco no drive e clique em OK. Faça isso com todo o conjunto de discos que você gravou.

Outra opção é usar o terminal. Digite o comando abaixo:

# apt-cdrom add

O apt pedirá o disco para acrescentar em sua lista. Coloque o disco no drive, aperte ENTER e repita o processo até o último disco. As duas opções, via Synaptic e via terminal, terão o mesmo efeito. Escolha o mais confortável para você.

Após realizar as operações descritas acima, quando quiser instalar um pacote, os gerenciadores de pacote do Debian pedirão para você colocar um dos discos que você indicou. É como se você tivesse um repositório pessoal do Debian.

Outras dicas deste autor

Lidando com erros de execução em seus programas

Lidando com processos

Transmitindo a tela do Android usando Chromecast

Jmol - Modelador de moléculas

Free Image Manipulator, um ótimo manipulador de imagens

Leitura recomendada

Email de 30 GB

xmms-shell - uma maneira eficiente de controlar seu xmms

Habilitar "magnet links" no Gnome com o Vuze

Pacote titlesec do LaTeX no Ubuntu Linux

LocalePurge, removendo locales não utilizados no Arch Linux e em distros Debian-like

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts