Este tutorial tem como único objetivo auxiliar a efetuar a alteração da senha do usuário root (super usuário) em casos de emergência, como por esquecimento ou alteração por usuários não autorizados, visto que isso já ocorreu comigo.
Durante o processo de inicialização do Boot Loader, pressione "ESC" para que o mesmo acesse as opções de boot, será exibido algo parecido com:
"Nome da distribuição", Kernel 2.6.24-16-generic
"Nome da distribuição", Kernel 2.6.24-16-generic (Recovery Mode)
"Nome da distribuição", memtest86+
Se em sua distribuição exibir somente a primeira opção não há problemas, pois é exatamente ela que utilizaremos, a versão do kernel que é exibida também não afetará o procedimento. Com o foco na opção de boot normal, pressione a tecla "e" (sem aspas), será então exibido algo parecido com:
root (hd0,1)
kernel /boot/vmlinux-2.6.24-16-generic root=UUID=ccf43445hasshak
initrd /boot/initrd.img-2.6.24-16-generic
quiet
Se em sua distribuição aparecer de forma diferente também não há problemas, pois estaremos utilizando a linha que contém os parâmetros ao kernel e com certeza estará lá, em nosso caso deixaremos o foco em "kernel /boot/vmlinux-2.6.24-16-generic root=UUID=ccf43445hasshak" e pressionaremos a tecla "e" (sem aspas) novamente, você então estará com o cursor no final da linha que define os parâmetros do kernel do
Linux, bastando somente acrescentar ao final da linha a seguinte instrução: "init=/bin/bash" (sem aspas) conforme o exemplo abaixo:
kernel /boot/vmlinux-2.6.24-16-generic root=UUID=ccf43445hasshak
init=/bin/bash
Após inserir o parâmetro, pressione enter para confirmar, você notará que o mesmo voltará para o menu anterior, bastando somente com o foco ainda em "kernel /boot/vmlinux-2.6.24-16-generic root=UUID=ccf43445hasshak init=/bin/bash" pressionar a tecla "b" (sem aspas). Será então dado início ao processo de boot, aguarde o término do mesmo.
Este parâmetro faz com o que o kernel seja inicializado, porém desviando o init a um bash com poderes de root, porém ainda sem permissões para escrita. Para que isso seja permitido é necessário remontar a raiz (/) com tais permissões, utilize então o seguinte comando no terminal que foi inicializado:
# mount -o remount,rw /
Pronto! Já estamos com permissões de leitura e escrita. Agora vamos literalmente efetuar a alteração da senha, digite:
# passwd root
Entre com a senha desejada e repita a mesma novamente quando solicitado. Então reinicialize o sistema utilizando o comando:
# reboot
Ao reinicializar o computador os parâmetros inseridos do boot loader serão descartados, voltando somente os parâmetros originais, o que faz com que o sistema operacional seja inicializado normalmente.
Agora é só logar com o usuário root e a nova senha.
Espero que este tutorial auxilie aqueles que precisavam de tal informação, assim como eu já precisei! Em caso de dúvidas estou a disposição.
Até o próximo!