Meu objetivo é divulgar o Zenwalk e não declarar que uma distribuição é melhor que a outra.
Tentarei apenas mostrar as principais diferenças entre elas.
Zenwalk (Antes conhecido como Minislack), ou Zenwalk
Linux, é uma distribuição Linux criada por Jean-Philippe Guillemin. Originalmente baseada no Slackware. Após sua criação, a distribuição se tornou bem diferente do Slackware na maioria de suas funcionalidades enquanto continuou compatível com todos os pacotes para Slackware.
Zenwalk é voltada para o usuário final, centrando-se em aplicações para internet, multimídia e ferramentas de programação. Além disso, Zenwalk vem com muitas ferramentas feitas para principiantes e para usuários avançados, pois proporciona configuração do sistema através do modo gráficos e através de comandos.
O ambiente gráfico padrão do Zenwalk é o XFCE, pois o a filosofia do Zenwalk é leveza, desempenho e facilidade. Porém, pode-se instalar qualquer outro ambiente gráfico com um simples comando.
Slackware é a mais antiga e ainda mantida distribuição Linux. A filosofia do Slackware é simplicidade (o que não implica em facilidade).
Enquanto em outras distribuições os usuários utilizam modo gráfico para configurar o sistema, os usuários do Slackware precisam aprender a configurar certas características através de edição de arquivos de texto. O que pode ser mais trabalhoso, porém muito mais claro em termos de mostrar para o usuário o que realmente está acontecendo no seu sistema. Outra característica do Slackware é sua segurança e estabilidade que em comparação com outras distribuições é insuperável.
Por isso Slackware é uma das mais respeitadas (ou a mais respeitada) distribuição existente. Só por causa disso, o Zenwalk que é baseado no Slackware já possui em certo prestígio e muitas vezes é indicado por usuários de Slackware para usuários iniciantes. Não pense porém, que Zenwalk foi feito só para usuários iniciantes.
Pense no Zenwalk como um Slackware enxuto e com muito mais facilidades.
Enxuto porque o Zenwalk não possui o excesso de aplicações que o Slackware tem em sua instalação "full". Com mais facilidades porque não deixa toda tarefa básica a cargo dos usuários - ele realiza automaticamente.
Muitos usuários do Slackware, para deixar o sistema mais leve, costumam desativar muitas opções durante a instalação ou até mesmo escolhem os aplicativos a serem instalados.
Usuários do Zenwalk não precisam se preocupar com isso, a instalação completa é muito mais rápida que a do Slackware (metade do tempo) e possui uma excelente seleção de aplicativos. Alem disso a inicialização do sistema também é muito mais rápida que a do Slackware padrão.
O processo de instalação de ambos é bem semelhante, mas existem algumas diferenças. Lembrando que no Zenwalk é mais rápido.
No Slackware, o usuário precisa instalar algumas coisas e configurar outras para deixar o sistema "redondinho" após sua instalação. No Zenwalk o usuário basicamente só precisa escolher o idioma e pronto. Toda configuração (de som, xorg etc) é feita automaticamente após a instalação. Mas sem esconder do usuário o que está sendo feito, o Zenwalk mantém o usuário sempre informado.
Atualização do Zenwalk é feita com um único e simples comando (netpkg upgrade) enquanto no Slackware, é preciso baixar pacotes manualmente ou instalar algum programa (como o Swaret) e (após alguma configuração em edição de texto) executar normalmente dois comandos para inicializar a atualização. Exemplo: swaret --update, swaret --upgrade.
A grosso modo, podemos dizer que o Zenwalk é um Slackware simplificado. Mas sendo mais específico podemos dizer que Zenwalk é uma distribuição nova (um bebê comparado ao Slackware) mas que possui todas as vantagens de segurança e estabilidade do Slackware e muito mais facilidades para configuração e atualização do sistema embora não tenha tantos aplicativos.
Alguns usuários de Slackware costumam ter o Zenwalk instalados no notebook, pois o Zenwalk supre grande parte da necessidade dos usuários por possuir aplicativos nativos específicos para cada tarefa. O Zenwalk possui normalmente só um aplicativo para cada tarefa. Exemplo: Thunar para gerenciador de arquivos, enquanto o Slackware vem com Thunar e Konqueror.
Mas se você não está nem aí para facilidades e prefere instalar e configurar tudo "na mão" - mesmo que leve mais tempo. Então recomendo o Slackware.
Para quem preferir um sistema leve e fácil (porém eficiente), Zenwalk é mais indicado.
Mais informações sobre Zenwalk:
Mais informações sobre Slackware: