Não tem muito tempo que procurei alguma coisa sobre
Linux no YouTube e acabei encontrando um comercial bem interessante da
IBM falando sobre Linux.
O vídeo utiliza uma metáfora para falar do sistema operacional usando um jovem garoto, que passa por diversas áreas do conhecimento, aprendendo coisas que fomentam sua sabedoria de potencial infinito. Dessa forma é mostrado as infinitas aplicações que já existem para física, geografia, economia, estudo musical, etc.
O comercial ainda ressalta em alguns pontos a importância do trabalho em equipe e a partilha do conhecimento, fazendo uma alusão ao ato de
Linus Torvalds ter distribuído o fonte de seu kernel pelo mundo todo, possibilitando o surgimento de uma rede de desenvolvimento na Internet.
Analisando o vídeo podemos verificar muitas outras características do SO em forma de metáforas. Particularmente o momento em que se fala de partilha do conhecimento e aproveitamento das capacidades do Linux é a parte que mais me agrada: "Quando ele aprende, todos aprendemos". Isso é um fato, pois depende apenas de nós, usuários e/ou desenvolvedores, o surgimento de novas aplicações e funcionalidades.
O Linux hoje em dia é o sistema operacional que mais cresce em termos de funcionalidades e facilidade de acesso, e isso graças ao compartilhamento. Além de ser livre, ele nos possibilita maior domínio e aprendizado em torno do funcionamento dos computadores. E, visando usuários com pouco conhecimento em informática, ainda existem as distros mais "newbies" que não demandam tanto conhecimento assim. De fato é um sistema maravilhoso, não importando qual distribuição.
Como diz o vídeo, o conhecimento deve ser partilhado. O futuro é aberto.
E o nome do garoto não poderia ser outro: é Linux!