É sempre bom verificarmos a temperatura do HD para saber se está quente e se você precise ou não instalar um exaustor e/ou cooler para HD. Nem sempre a temperatura do micro depende só do clima em que vivemos, mas também do ambiente e local onde seu PC está.
No
Kurumin, instale o
hddtemp da seguinte forma como usuário normal:
$ sudo apt-get install hddtemp
Em seguida, execute o comando a seguir para saber a temperatura de seu HD:
$ hddtemp /dev/hda
(execute o comando terminando com "hda" (sem aspas) para checar a temperatura do hd, e não como "hda1" ou "hda2" etc, pois o sistema não reconhece partições como temperatura separada; apenas o HD como um todo).
Veja o resultado obtido de meu HD:
$ hddtemp /dev/hda
/dev/hda: SAMSUNG SP0802N: 32°C
O meu HD está marcando 32ºC. Já houve época que meu HD estava a 18ºC - uma maravilha :-). Caso seu PC esteja marcando entre 45ºC a 50ºC, já está mais do que na hora de melhorar a refrigeração para seu HD.
Já vi pessoas colocando ventiladores atrás do gabinete para refrigerá-la internamente, o que, de fato, tende a piorar, pois o ventilador - que tem a hélice de 30 cm - joga muita poeira dentro do gabinete, e com o tempo muitos problemas com o micro podem ser causados devido ao excesso de poeira.
Eu particularmente uso o cooler duplo para HD. Para quem não conhece, veja como é um ventilador para HD:
Recomendo também que adicione mais dois exaustores: frontal e traseiro. Dessa forma, seu gabinete ficará cada vez mais refrigerado e o consumo de energia é bem menor, pois os coolers necessitam de apenas 12V, enquanto um ventilador atrás do micro (aquele péssimo hábito do usuário) tende a consumir em média de 45 a 80 Watts, dependendo do modelo do ventilador.
Verifique as setas de direção do fluxo de ar no próprio cooler e deixe da seguinte forma:
- Ventilador frontal: puxa o ar para dentro do gabinete;
- Ventilador traseiro: joga o ar para fora do gabinete.
OBS: É recomendável fazer uma manutenção preventiva a cada 6 meses (eu prefiro a cada 3 meses) para remover toda a poeira acumulada com o tempo.
:::...
Viva o Linux ...:::