Antigamente jogos no
Linux era algo mais raro, não?
O Linux não tem um certo reconhecimento perante as empresas desenvolvedoras. É algo complexo, pois as empresas analisam o número de usuários do SO (a popularidade) para depois decidir se trarão uma compatibilidade com o SO ou não e geralmente a resposta é não porque o Linux apesar de muito grande, não é o SO dominante.
Aí entra a complexidade, a população Gamer só migraria para o Linux se os jogos fossem desenvolvidos para o mesmo, mas as empresas pensam que pela população ser baixa comparada com os outros SO's, pensam que não é viável desenvolver para o mesmo... aí fica uma "situação em cima do muro".
A situação mudou bastante desde que a
Valve Corporation (criadora da Steam) criou seu próprio sistema operacional chamado SteamOS, que foi baseado no Debian. O reconhecimento que citei anteriormente, cresceu bastante! (apesar de no passado ter tido muitos bugs e limitações quanto o mesmo).
Veja mais sobre SteamOS:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=q3WcqZAwE94[youtube]
Porem, ainda temos alguns problemas, bugs, e certas dificuldades em algumas distros para a instalação da Steam, não é mesmo?
No Debian 8 Jessie 64 Bits (SO que eu uso) por exemplo eu tive alguns problemas tentando instalá-la...
Graças ao mundo Open Source achei uma solução na própria Wiki do Debian a respeito da instalação:
Lá tem tanto os passos de instalação no Debian de 64 bits (amd64), como no de 32 bits (i386).