Instalei o
Ubuntu 9.10 Karmic Koala no meu noteBUGG Sim+ 1460 (Positivo) com chipset Sis (tudo bem, tudo bem... a máquina não é lá uma beleza.... mas está me servindo).
Passei 4 dos 7 dias de Ubuntu pesquisando na web, baixando pacotes, instalando e desinstalando à procura de solução para a webcam que não funcionava, wireless, portas USB, vídeo com pouca resolução etc, etc, etc (quem possui um note Positivo sabe muito bem o que é isso!).
Encontrei diversos posts espalhados pelo Viva o
Linux e pelo ubuntuforum-br (e outros) que resolviam um ou outro problema de integração "Positivo<<->>Ubuntu<<-->>Sis". Cada um tratava de um problema separadamente, criando um arquivo aqui (xorg), "um apt-get" ali, enfim, consegui fazer o noteBUGG positivo funcionar "quase" redondo. Digo "quase" porque não estava lendo DVD-RW, só lia DVR-R.
Até aí, belesma... tudo funcionando bunitin, e EU, n00b que sou, fiz uma besteira qualquer e meu note não iniciava nem com muita reza e concentração; foi então que aquela voz de ex-usuário do Windows começou a ecoar em meu cérebro:
"- FORMATAR o note!!! FORMATAR o note!!! FORMATAAAAR...FORMATAR o noooote!!!"
Usuários Windows já estão habituados com esse procedimento profano, mas percebi nas minhas pesquisas que nenhum linuxero usa esse termo "formatar" (a não ser que o assunto seja pendrive). Pelo pouco que aprendi, no Linux a gente corrige o problema sem ter que começar tudo de novo.
DEPOOOIS que eu formatei e instalei o Ubuntu 9.10 de novo, foi que me dei conta de que não havia anotado nada sobre os pacotes que baixei, atualizações, links, sites etc... ou seja??? (palavrões @#$%, #@%%, %@%**$,*#%)... lá vai o n00b de nooovo procurar posts, fóruns, Google, ajuda do além, telepatia e tudo mais que podia me ajudar a fazer essa maravilha de Positivo funcionar adequadamente.
Daí vieram as fases de palpitação, calafrios, expectativas, decepções, sudorese, depressão, vontade-de-jogar-o-noteBUGG pela janela, até que, enfim, encontrei
esse post. Ufa! Foi como ganhar a megasena acumulada sozinho!
Resumindo: meu note está com tudo funcionando perfeitamente: wireless, vídeo, som, usb, teclado, touchpad, Fn+xx (só não testei o CardReader).
Está lendo até DVD-RW! Quem NÃO TEM um noteBUGG Positivo acha que é simples fazer funcionar tudo isso, mas acreditem: existem dois ou três pedidos de misericórdia de proprietários de notes Positivo por aí na web porque não conseguem ler um DVD-RW!
Já até desisti de vender meu noteBUGG a preço de banana pra comprar um note decente! Vou ficar com ele mesmo não funcionando o 3D.
Espero ajudar alguns desesperados por aí com essa dica...
Link para o pacote:
http://ncc-1701a.homelinux.net/~linux-sis/downloads/xorg-driver-sisimedia_0.9-1_i386.deb
--=--
Para [1] kara e [3] avencurt:
----------------------------
Se o seu note é da mesma marca e modelo que o meu, siga os passos abaixo que vai dar tudo certo (tem que pensar "positivo"! ). (que trocadilho infame.. (-.-)
Vou postar exatamente na sequência que executei:
1. Instale o Ubuntu 9.10;
2.RECOMENDO ler as instruções que o Hamacker (autor do Script) postou sobre o pacote para saber o que é o Script Ubuntu Perfeito, para que serve e o que ele faz ANTES de instalá-lo. Dependendo do uso que você faz do seu note, não tem necessidade de instalar tudo que tem no script. É só ver o que realmente precisa.... eu instalei tudo porque não conheço muito de linux e quero exporar os recursos que tiver.
LINK: <
http://hamacker.wordpress.com/script-ubuntu-perfeito/ >
3. Baixe e instale o Script Ubuntu Perfeito mais recente que tiver nesse LINK: <
http://sourceforge.net/projects/ubuntu-perfeito/files/ >
4. Baixe e instale o pacote "sismedia"; Link para o pacote: <
http://ncc-1701a.homelinux.net/~linux-sis/downloads/xorg-driver-sisimedia_0.9-1_i386.deb >.
5. Reinicie a máquina.
Foi assim que fiz; instalei apenas o Ubuntu Perfeito e o sismedia i386.
A única coisa que ainda ficou a desejar foi o 3D.. estou só com 2D mas para o uso que faço do note, não me fazem falta aqueles recursos maneiros de telas gelatinosas ou pegando fogo... bem que ficaria bacana, mas não vejo utilidade então, nem procuro.
--=--