Preguiçosos e procrastinadores daqui do Viva o Linux, aqui começa mais uma Dica do Dino® trazendo para todos vocês informações que até mesmo uma criança de seis anos sabe porque ela já nasceu com o manual do Google na genética. Hoje vamos apresentar uma forma de levar uma heresia a consequências mais extremas do que o usual. Recentemente eu publiquei aqui um pedacinho de informação quase sem importância alguma (
leia aqui, ó), no qual eu ensino, entre outras coisas, como instalar o slackpkg+ no Slackware.
Essa heresia, na verdade um plugin para a ferramenta oficial slackpkg, surgiu do interesse de alguns slackers de facilitar a gestão e administração de seus sistemas, mas no texto citado ela não foi muito bem explorada. A Dica do Dino® de hoje vai expandir seus horizontes heréticos e mostrar como usar o slackpkg+ para habilitar e gerenciar o multilib em seu Slackware64 de maneira indolor e cômoda. Você verá que após umas edições em um único arquivo e três comandos seu sistema já estará em multilib, e você poderá usar o slackpkg para mantê-lo atualizado! Aos trabalhos?
1 - Configurando o slackpkg+ com o multilib
Para configurar o slackpkg+ é preciso editar o arquivo /etc/slackpkg/slackpkgplus.conf. Abra um terminal e rode o comando:
# vim /etc/slackpkg/slackpkgplus.conf
Precisamos fazer duas coisas aqui: definir o PKGS_PRIORITY e habilitar o repositório do multilib. O primeiro é na verdade uma variável que o slackpkg+ usa para definir a prioridade dos repositórios, um conceito muito semelhante ao apt-pinning das Debian-like. Quando o slackpkg+ encontra essa variável definida em seu arquivo de configuração ele saberá quais repositórios terão preferência sobre os demais na hora de escolher os pacotes a serem instalados. Como usaremos o multilib, ele precisa ter prioridade até mesmo sobre o repositório oficial da distro (definido em /etc/slackpkg/mirrors). Para conseguir isso, adicione a seguinte linha ao arquivo:
PKGS_PRIORITY=( multilib:.* )
É importante deixar um espaço entre os parênteses e os demais caracteres, ou seja, existe um espaço em branco entre o "(" e o "multilib:.*" e entre o "multilib:.*" e o ")". Caso você queira definir prioridades para outros repositórios você deverá colocá-los após a chamada ao multilib. Por exemplo, o meu PKGS_PRIORITY poderia ficar como o seguinte se eu quiser dar prioridade ao multilib e depois aos repositórios de Eric Hameleers (mais conhecido como AlienBOB):
PKGS_PRIORITY=( multilib:.* alienbob:.* restricted:.* )
É importante salientar que a variável TAG_PRIORITY precisa estar definida como off, do contrário isso não funcionará.
A seguir habilite o repositório do multilib. Em primeiro lugar, acrescente uma chamada a ele na variável REPOPLUS. Um exemplo:
REPOPLUS=( slackpkgplus multilib restricted alienbob )
Aqui a chamada ao multilib pode vir em qualquer ponto do texto, basta respeitar o espaço em branco entre os parênteses e a lista como observado em PKGS_PRIORITY. Adicione, ou descomente se ela já existir, a linha:
MIRRORPLUS['multilib']=http://taper.alienbase.nl/mirrors/people/alien/multilib/{13.37,14.0,14.1,current}/
Remova dessa linha as chaves e mantenha apenas a versão correspondente à versão do Slackware64 instalado no seu computador. Por exemplo, para usuários do current a linha ficaria:
MIRRORPLUS['multilib']=http://taper.alienbase.nl/mirrors/people/alien/multilib/current/[/code]
2 - Enfim, os comandos!
Execute os comandos abaixo na ordem em que eles foram listados aqui:
# slackpkg update gpg
# slackpkg update
# slackpkg upgrade multilib
# slackpkg install multilib
# slackpkg upgrade compat32
# slackpkg install compat32
Após rodar o último comando, reinicie seu computador. Parabéns, você acabou de habilitar o multilib no seu Slackware64!
Mas sempre tem um pra perguntar:
- Dino®, você disse que eu poderia gerenciar o multilib com o slackpkg+!
E você pode,
Pequeno Aranha! Quando você chamar o comando "slackpkg upgrade", se houver uma atualização nos pacotes multilib ou compat32 elas serão automaticamente instaladas. Em caso de dúvida quanto a isso, STFW manolo!
3 - Tem um Konami Code pra isso?
Olha, Konami Code pra isso não tem não, mas tem um macetinho esperto. Execute o comando:
# sh /usr/doc/slackpkg+-*/setupmultilib.sh
O slackpkg+ fará tudo por você automaticamente. Entretanto, ele não configurará o PKGS_PRIORITY corretamente, necessitando intervenção do usuário para isso.
Conclusão
E meus parabéns a todos os leitores do Viva o Linux, pois aqui terminou mais uma Dica do Dino® e vocês estão um yoctômetro (10E-24 m) mais sábios e versados em
GNU/Linux. E depois dessa eu me despeço desejando meses de compilação longa e próspera para todos vocês!
Nenhum comentário foi encontrado.