Olá pessoal do VOL!
A dica que venho escrever aqui infelizmente já está ficando velhinha, pois só pude retornar ao VOL hoje, mas creio (e espero) que mesmo assim possa ajudar alguém.
A mesma dica encontra-se no
meu blog, porém como o VOL é infinitamente mais visitado, ela com certeza será mais útil aqui. Vamos a ela!
É uma dúvida de muitos usuários de
Slackware como funcionam e o que são os tais "
Slackbuilds", que são tão falados por aí. É raro alguém não ter visto ainda alguma mensagem em algum fórum, site ou blog parecida com "tente instalar o programa X por SlackBuild", ou "instalei o programa X aqui pelos SBo e funcionou direitinho". Por meio desta dica, espero poder esclarecer um pouco o que são esses scripts e como utilizá-los para criação de pacotes no seu Slackware.
O que são os Slackbuilds
Também chamados de SBo's, os Slackbuilds são shell scripts com a função de automatizar a criação de pacotes tgz para o Slackware, e devem se encontrar no diretório source do programa a partir do qual será gerado o pacote tgz.
Como usar os Slackbuilds: Instalando um programa
Vamos agora entender como instalar um programa com o uso de Slackbuilds em 7 passos. Tomarei como exemplo o navegador Internet Opera, na versão 9.62.
Passo 1: Vá ao site
www.slackbuilds.org. No campo de pesquisa digite o nome do programa que deseja, selecione sua versão do Slackware e clique em "Search". Em nosso caso, "opera" para Slack 12.1. No nosso exemplo, achamos o Opera
neste link.
Passo 2: Faça o download do SlackBuild da aplicação que você deseja em um diretório de sua preferência. Em nosso exemplo, /home/gsxs/tmp. Após o download, descompacte o arquivo .tar.gz que foi baixado com o comando "tar -zxvf opera.tar.gz" (onde opera é o nome do arquivo). Você deve ter uma árvore de diretórios parecida com esta:
./opera
|- README
|- opera.info
|- opera.SlackBuild
|- opera.desktop
|- opera.png
|- slack-desc
Passo 3: Faça o download do código fonte do programa no link "download source [opera-9.62.gcc4-shared-qt3.i386.tar.bz2" e salve-o no mesmo diretório onde você extraiu o conteúdo do SBo (/home/gsxs/tmp/opera, no nosso caso). O endereço do download também pode ser verificado no arquivo opera.info baixado junto com o SBo.
Só para relembrar: o script SBo não inclui o código fonte do programa. Os dois arquivos devem ser baixados separadamente.
Passo 4 (geralmente desnecessário): Caso a versão do aplicativo que você está baixando seja mais nova que a especificada no arquivo
opera.SlackBuild (sugestão: dê uma olhada no arquivo para entender melhor o script), você terá que editar o script adaptando-o. Por exemplo: Supondo que tivéssemos feito o download da versão 9.63 do opera e estivéssemos com um script para a versão 9.62, bastaria editar o arquivo opera.SlackBuild e na linha VERSION=9.62 substituir 9.62 por 9.63. Simples não!?
Passo 5: Como root, dê permissão de execução ao script opera.SlackBuild com o comando:
# chmod +x opera.SlackBuild
e execute-o com o comando:
# ./opera.Slackbuild
Passo 6: No final do script você deverá ter visto as seguintes linhas, as quais dizem que seu pacote foi movido para o diretório /tmp e está pronto:
Gzipping opera-9.62-i386-1_SBo.tar...
Renaming opera-9.62-i386-1_SBo.tar.gz to opera-9.62-i386-1_SBo.tgz...
Moving opera-9.62-i386-1_SBo.tgz to /tmp...
Package creation complete.
Passo 7: Entre no diretório /tmp e instale seu novo pacote como root com o comando:
# installpkg opera-9.62-i386-1_SBo.tgz
e pronto! Agora você já tem um novo pacote. Caso deseje, pode deletar o source do programa e o script SBo para ganhar algum espaço no HD.
Quando quiser remover o pacote, simplesmente entre no diretório /var/log/packages e remova o pacote com o comando:
# removepkg opera-9.62-i386-1_SBo.tgz
Prontinho, agora você já sabe instalar seus programas por SBo! À primeira vista pode ser causada uma impressão de que os passos acima descritos são complicados, longos e demorados. Muito pelo contrário.
Após instalar seu primeiro programa, crie mais alguns pacotes com os SBo's e você verá que é tudo muito simples, rápido e prático.
Até mais!
[]'s