Comprei recentemente a ótima
multifuncional Samsung SCX-4200. Preço bom, rápida, econômica, tudo de bom. O
Ubuntu 9.04 reconheceu de primeira no CUPS, mas não mexi com o scanner ainda.
Aí resolvi mexer com o ResuLinux 2.91, o qual não possui suporte nativo à referida máquina... então passei a buscar a configuração.
Encontrei. A Samsung, numa iniciativa louvável, ainda que não open source, disponibilizou o software Linux para ela em sua página:
UnifiedLinuxDriver.tar.gz
Depois de baixar e descompactar o pacote, a pasta cdroot será criada.
Abra um terminal e como root:
# cd cdroot && ./autorun
O processo de instalação é simples e não merece detalhes. Agora com a impressora ligada e conectada ao computador, vamos adiante.
Isto feito, abrir o Firefox ou outro navegador em:
http://localhost:631
Clicar na aba "administration" -> "find new printers" e seguir adiante no processo de instalação. Pronto! A impressora será encontrada no processo.
O programa cria um link no Desktop do KDE 3.5 (não testei em outro ambiente) para o programa de gerenciamento. Não consegui acessar a impressora por ele no Resu, mas talvez ocorra algum problema de permissões etc.
O scanner é encontrado e configurado automaticamente. É só abrir o tal gerenciador na aba de scanner e sair digitalizando.
Não testei em outras distros (nem no Ubuntu) ainda, nem em outros ambientes...
Agora a melhor parte. A
Elaser vende kits de recarga de toner por cerca de R$ 40,00, contendo um chip e o tubo de pó. Pense na economia... já que cada carga deverá render em torno de 3000 cópias.
Para recarregar o toner é simples: basta abrir o cartucho retirando os parafusinhos, trocar o chip (que vem no kit), carregar de pó, montar e espetar o bicho na máquina.
O fato é que tudo vai funcionar, e bem, no bom e velho Linux.
Possuo uma impressora Samsung ML-2010 e so posso dizer que e muito boa,principalmente pro suporte dela em Linux(CentOS,BigLinux,Ubuntu,Mandriva)e so plugar ela que o sistema de impressao Cups instala automaticamente.
Recomendo pra quem fica preocupado em adquirir uma impressora laser pra Linux considerar a marca Samsung, que ate agora nao me decepcionou..