Rode o Office online (Office Live Workspace) no Firefox, no Linux!

Publicado por Jeferson em 30/11/2009

[ Hits: 5.901 ]

 


Rode o Office online (Office Live Workspace) no Firefox, no Linux!



Para usuários Linux que precisam, por alguma razão, acessar ou compartilhar arquivos e documentos na versão "online" do Office, da Microsoft, descobri uma forma razoavelmente simples de rodar o aplicativo.

Embora o mundo livre (ou não!) tenha uma preferência implícita (e explícita também!) pela solução do Google em "cloud computing" quando se trata de armazenar, acessar e editar documentos de texto, planilhas e apresentações online -- ou seja, o Google Docs -- está chegando aí a versão da Microsoft para a mesma tarefa (http://workspace.office.live.com). Apoiada na extensa base de usuários de sua suíte Office, a versão online pode representar um problema para usuários Linux que eventualmente precisem acessar, armazenar e compartilhar algum documento neste serviço, seja por causa de clientes, limitações de espaço ou serviços, bloqueios de rede, ou simplesmente porque é possível!

É difícil imaginar uma situação que impossibilite o uso do Google Docs. Ainda mais prático com o uso de extensões do OpenOffice que já fazem o "sincronismo online" que agora a Microsoft está colocando para funcionar na sua suíte Office e sua versão "nas nuvens". De qualquer forma, se aparecer a necessidade de usar o assim chamado Office Live Workspace, encontrei uma forma de acessar o serviço pelo Firefox, no Linux. O acesso não é perfeito - é possível fazer todo o resto, menos editar os arquivos online. Mas isso não chega a ser um problema do FF ou do Linux: mesmo sob Windows, até agora, o serviço basicamente abre localmente o arquivo para edição e reenvio (claro, de forma transparente, sem que o usuário precise fazer manualmente o procedimento).

Depois de algumas pesquisas, descobri que ninguém tinha ainda conseguido passar a tela de checagem de configuração do usuário. A combinação de browser/Sistema Operacional permitida pelo serviço é relativamente restritiva. Absolutamente, no caso de SO com GNU/Linux. Então, o segredo é enganar a checagem do serviço, que bloqueia o acesso para quem não estiver usando IE, Firefox ou Opera, sob qualquer versão do Windows. Com a extensão User Agent Switch, do FF, fazer isso é fácil. Obviamente, alguém já tinha tentado isso e... não deu certo. Mesmo assim, alguns usuários relataram que conseguiram passar da tela de checagem, embora o sistema tivesse congelado na página seguinte.

Não foi difícil descobrir a brecha. Não adianta enganar completamente a checagem. Num ambiente Linux, tentar se passar por IE (qualquer versão), ou outro browser, não vai funcionar. O navegador vai parar na página de carregamento e ficará "carregando" eternamente, esperando alguma instrução que só a caixinha preta do IE pode oferecer. O acesso só vai funcionar quando fazemos o "User Agent Switch" identificar o browser corretamente como Firefox, mas informar o Windows XP como sendo o sistema operacional do usuário. Nos modelos de "user agents" instalados junto com a extensão não há uma configuração que atenda a esse quesito. Então, é preciso criá-la.

Para isso, nas configurações de User Agent da extensão para FF, use como identificador a linha:

Mozilla/5.0 (Windows; U; Windows NT 5.1; en-US; rv:1.9.1.4) Gecko/20091007 Firefox/3.5.4

E pronto. Deve funcionar. Nos testes que fiz até agora, funcionou. Pelo menos, por enquanto, quando ainda é beta. :-)

Disponibilizei em meu blog algumas imagens e outros detalhes dessa solução.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

MintMenu no Fedora 14

Curso básico de Ubuntu Desktop Linux Mint e GNS3

Como criptografar um disco usando dm_crypt e LUKS

Instalação do Pidgin 2.0.2 no Slackware (parte 3)

Integração de autenticação Squid com NIS

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts