Olá galera!
Ultimamente estou usando o KDE Lenny 5.0 na versão stable distribuída pela Mepis e descobri algo interessante para um usuário
Linux.
Sabe aquela chatice de ter que "becapear" arquivos antes de fazer uma reinstalação, ou ter que reconfigurar tudo de novo depois de reinstalado, recriar atalhos, preferências, configurações ou até mesmo ter que recomeçar um download do zero depois de ter pausado quase acabando? Isso acabou!
Nesta distribuição, temos a opção de reinstalar o KDE sem precisar deletar a partição /home. É só abrir o instalador e escolher a mesma partição que foi usada antes, sem formatar, e mandar instalar. Escolha as mesmas senha, opções e a opção "atualização do sistema". O software vai te perguntar se deseja realmente escolher a antiga partição /home como a do sistema. Clique em "sim" e mande instalar, reiniciando o sistema.
O computador vai iniciar com um novo splash e um novo grub. Tudo novo, menos a /home. Quando for usar os seus programas ou instalar um que não tenha vindo na versão, você vai ter uma surpresa! No caso do Firefox, vai estar com os seus favoritos, downloads pausados, históricos, complementos e preferências do jeitinho que você deixou.
Se for usar o amsn, os plugins, emoticons e até o login automático, vão estar lá. Caso esteja usando um gerenciador de downloads (Azureus, Deluge, Frostwire etc), os downloads continuarão de onde parou antes da instalação.
Quase tomei um susto ao abrir o Deluge, pensando : - Put's! Vou ter que abrir todos os torrents de novo! Que nada! Estavam lá quase 120 arquivos listados e do jeito que eu deixei. Os completados, intactos. Os incompletos reiniciando o download do ponto onde pararam. Chique, não? Até o Kaffeine abriu as minhas "playlists", do jeito que deixei. Bela sacada do pessoal do Mepis.
Pessoalmente ainda não sei se outra distribuição faz isso. Mas eu sei que o Mepis faz isso em cima de todas. Ou seja; se eu estava usando o Kubuntu ou o Gnome; não importa; ele vai instalar por cima do antigo e manter minha /home, arquivos e preferências, bastando que eu reinstale os programas que estão faltando.
Não tenha medo de sobrescrever, não vai deletar nada. Apenas instalar o que está faltando, ou seja; os arquivos da /usr, /var, /run, /etc. No caso dos repositórios recomendo fazer um backup do seu source.list para não perder, pois a pasta /etc é totalmente reescrita.
Fiz isso e deu certo.
Caso queira testar e tenha medo; faça um backup antes e depois me escreva um comentário do que achou. Ah, até suas preferências quanto à área de trabalho ficam intactas. Apenas o papel de parede e o painel mudam. Por exemplo: se você instalou o KBFX e for instalar de novo ele voltará como antes, já configurado.
Chega de sofrer! É por isso que eu gosto do Linux: prático, bonito e funcional. E o mais importante: livre!
Viva o Linux!
Minha próxima dica será sobre como usar truques de programas baseado no que eu escrevi acima.
Até mais galera!
;-))
NOTA: Mepis é uma distribuição. Seu sistema é baseado no Debian 5.0 Stable e o gerenciador de sessão é o KDE (3.5 e 4.3).
Caso alguém goste do Gnome ou outro gerenciador de sessão, é só instalar. O sistema básico de partições é EXT2 e EXT3, mas instalei em cima de uma Reiserfs sem problemas. Se você sabe o que está fazendo vá em frente.
P.S.: Aprenda a ler o console de instalação.
legal, isso,
pq no ubuntu, no mandriva e no sabayon, teóricamente sim,
mas na prática as vêzes dá problema, principalmente no mandriva
e no ubuntu.
Esse parágrafo:
antiga partição /home como a do sistema.
dá a ideía d eque é para fazer a nova Raix, /, no lugar do antigo /home....
mas pelo que entendo não é isso, é para fazer a instalação do novo linux, naraiz, /, sem reformatar e sem mexer na /home é isso?