É uma dica simples, mas muito útil. Em seu
Linux, todo configurado e rodando, é sempre boa prática fazer uma cópia, um backup completo, do conteúdo do diretório /etc.
Nesta pasta existem muitos dos seus arquivos de configuração, e muitas vezes basta restaurar a cópia para restabelecer o funcionamento do aplicativo ou do pacote.
Vou dar dois exemplos do que já ocorreu comigo....
1) O Compiz-Fusion parou de funcionar, a aceleração de vídeo não se mantinha, apesar do driver instalado e do comando para ativar a aceleração 3D. Nos casos normais, basta executar os comandos:
# eselect opengl list
Observar o driver como asterisco (*). No meu caso, NVIDIA, e ativar com o comando:
# eselect opengl set nvidia
No meu Sabayon porém, não funcionava mais. O problema foi resolvido apenas copiando o arquivo
/etc/X11/xorg.conf da cópia sobre o arquivo danificado do disco rígido.
2) Há poucos dias, um GUI do Portage-Emerge, Portato, veja:
Gentoo: Interfaces gráficas para Portage/Emerge - substitutos do Kuroo
não abria mais, após sua atualização, e mesmo atualizando GTK, GLib, Python e Pygtk. Observando as mensagens de erro, ao abrir o Portato via terminal, verifiquei que haviam erros no arquivo
/etc/portato/portato.cfg.
Bastou deletar o arquivo defeituoso e recopiar o do backup no lugar para o Portato voltar a funcionar.
Esses dois exemplos mostram a utilidade desse procedimento simples.
Muitas vezes é mais fácil que reinstalar e reconfigurar tudo, principalmente em Linux muito manuais e personalizáveis, como o Gentoo, o Arch, Slackware, Debian ou Zenwalk.
A seu critério, naturalmente, você pode refazer o backup a medida que atualiza a distro e também, se quiser, copiar o conteúdo de outras pastas vitais: /boot, /boot/grub etc, além dos seus arquivos do /home.
Com a capacidade de processamento, as mídias DVD atuais, e o tamanho dos HDs novos, o espaço e o tempo consumidos para copiar não são mais problemas.