Olá, galerinha.
Esta dica é para quem está iniciando sua jornada no
GNU/Linux e não tem nem ideia por onde começar...
Bom, eu tive a IMENSA sorte de ter um grande professor que usa
Linux desde 1998, então, ele me ajudou a entender o que é distribuição Linux (o que é importante) e qual são as melhores para iniciantes (o que é mais importante ainda não é?).
Enfim, para quem ainda não entende de Linux muito bem, é legal explicar primeiro o que são distribuições.
O que são distribuições?
O GNU/Linux possui código aberto (open source), ou seja, qualquer um pode obter seu código para usar como quiser, desde que o que você fizer também seja open source. Por isso, temos uma infinidade (realmente há uma infinidade) de distribuições, que não são nada mais do que "versões" de diferentes "donos". Ou seja, eu posso pegar o código do Ubuntu, modificar e soltar como uma distribuição minha.
Para iniciantes em Linux (que normalmente são usuários ou ex-usuários de Windows), recomendaria três distribuições:
Deepin
Por ser de fácil instalação, configuração e utilização, recomendo fortemente ele. Porém nunca utilizei, somente vi o seguinte tutorial:
Ubuntu
Creio que esta seja uma das distribuições mais conhecidas no Brasil, sempre que se fala de Linux, o Ubuntu é um dos primeiros a aparecer (hahaha). Mas ele está meio pesado ultimamente. Por isso eu digo o seguinte, se você tem um PC ou notebook forte, utilize ele que você não terá problema nenhum, nenhum mesmo, ele é muito fácil de ser utilizado.
Mas se você não tiver um PC forte (assim como eu), use outras interfaces desta mesma distribuição, as duas que eu mais gosto são a Xubuntu (muito leve) e a Lubuntu (mais leve ainda).
O problema para quem está iniciando no Linux agora são instalar os codecs, por isso, selecionei o seguinte tutorial para você:
Linux Mint
É a que eu uso. É bem leve, completa, cheia de recursos e perfeita para usuários inexperientes. A distro vem com o Cinnamon por padrão (que é a interface que eu uso), só que é um pouco pesada (não tanto quanto o Ubuntu, sorte minha. =D)
Mas sem problemas, uma interface que eu recomendo para o Mint é a versão Xfce, ela é bem mais leve e contém os principais recursos que um usuário precisa.
Claro que eu não posso dizer com exatidão por qual começar, com tantas distribuições por aí, é claro que vai ter alguma que você irá gostar mais.
Teste cada uma delas, eu fiz isso, lembro até hoje:
- Ubuntu;
- Cinnamon;
- Ubuntu;
- Xubuntu;
- Lubuntu;
- Ubuntu;
- Lubuntu;
- Cinnamon;
- Mint xfce;
- Xubuntu;
- Cinnamon.
Bastante trocas, né? Mas quando você descobre sua preferida, você não larga mais dela. ^^
Ah é, uma dica, comece pelo GNU/Linux Mint Cinnamon, depois Deepin e, por fim, o Ubuntu/Xubuntu. Claro, isso é a minha opinião, não garanto que você vá preferir o Ubuntu ao invés dos outros dois. (hahaha)
Lembrem-se, testem o mais que puderem. Essa ordem que eu coloquei é quanto à dificuldade de utilização.
Boa sorte e obrigado por ler esta dica. Lembre-se, teste várias distribuições! (^-^)