Uma configuração simples para permitir que usuários comuns possam desligar o sistema utilizando o comando shutdown. Já precisei e conheço colegas que tiveram a mesma necessidade de permitir que um usuário comum possa desligar o sistema.
Para liberar esse direito e poder dormir sossegado sem se preocupar em ter liberado uma senha com poder de root existem vários modos, uma delas é utilizando o comando sudo. Use o visudo para editar o arquivo /etc/sudoers e verá um exemplo comentado na última linha.
Mas para quem nunca usou e nem pensa usar o sudo, pode liberar um usuário comum a desligar o sistema criando um arquivo no /etc com o nome shutdown.allow.
Basta acrescentar um login por linha, linhas em branco não fazem mal para o arquivo e para comentar (desabilitar) um login utilize o #.
Olhe o que o man do Conectiva 10 descreve sobre o assunto:
"CONTROLE DE ACESSO"
'shutdown' pode ser chamado a partir do programa init(8) quando as teclas mágicas Ctrl-Alt-Del são pressionadas, através da criação de uma entrada apropriada no arquivo /etc/inittab. Isso significa que qualquer um que tenha acesso ao teclado pode desligar o sistema. Para prevenir isso, shutdown pode verificar se um usuário autorizado está acessando o sistema através de uma console virtual. Caso shutdown seja acionado por init(8), ele verifica se o arquivo /etc/shutdown.allow está presente.
Ele então compara o nome de acesso com a lista de pessoas que estão conectadas ao sistema através de uma console virtual (através de /var/run/utmp). Somente se alguns dos usuários autorizados ou o superusuário estiverem acessando o sistema, o sistema será desligado. De outra forma será apresentada a mensagem
Português:
shutdown: nenhum usuário autorizado está acessando o sistema
Inglês:
shutdown: no authorized users logged in
na console do sistema. O formato do arquivo /etc/shutdown.allow é de um usuário por linha. Linhas vazias e linhas comentadas (com o prefixo #) são permitidos. Atualmente há um limite de 32 usuários neste arquivo."
Deduzo que o funcionamento do shutdown seja igual para outras distribuições além do Conectiva.
Acho que desta forma segue-se a metodologia KISS (keep it simple stupid)!
[3] Comentário enviado por fontato em 08/05/2006 - 22:40h
Seguinte, no Debian (freeEduc) não adiantou incluir no allow, tanto no /etc, quanto no /etc/xfce4 que ele não deixa fazer o shutdown.
Incluindo no sudoers o login funcionou perfeitamente.
[4] Comentário enviado por fontato em 08/05/2006 - 22:45h
Estou com um pentium III, placa asus, só que ao desligar, o ventuinha continua funcionando e se não fosse por isso diria que realmente desligou, pois para o acesso ao hd, o monitor fica como se houvesse desligado. Creio que deva ser alguma configuração da bios, ou um problema de "BIOS" :)
[6] Comentário enviado por geloseco em 25/04/2008 - 11:46h
Ai gente ... antes de fazer algum elogio nada Sadio e que nao vai trazer nada de positivo para uns ou outros, informo a quem quiser saber qeu isso e apenas um forum, onde todos tem o direito de errar e acertar independentemente de sua idade, raça, cor ou sexo.
Tenho 40 anos e estou agora iniciando no linux, ja iniciei meu primeiro servidor de internet ( distro DEBIAN ) e tambem tenho problemas.. mas graças a esse Site estou conseguindo resolve-los
A todos meu muitissimo obrigado
com relaçao a um usuario desligar o sistema de internet meu
usei o seguinte
chmod 4755 /sbin/shutdown
depois criei um link simbolico como li aqui mesmo nesse site
ln -s /sbin/shutdown /bin/shutdown