Dica simples, mas muito útil. Por isso, resolvi publicá-la.
Descobri por tentativa e erro!
Algumas pessoas aqui no VOL conhecem meus problemas com velhos pendrives... Exemplos:
Os problemas se referem a pendrives velhos, ou não tão velhos, mas que não são mais "enxergados", nem em
Linux, nem em Windows... Deste modo, ficam inúteis, pois não podem ser formatados, nem mais usados para armazenar dados.
Simplesmente, não funcionam mais, "espetados", não são reconhecidos pelos SOs, não montam com comandos, nem com interfaces gráficas, nem formatam.
Após muito mexer, descobri este TRUQUE, que, RESOLVEU!
1) Baixe e prepare, de maneira padrão (queimando como imagem) uma ISO bootável de Linux, um Live CD ou DVD...
Mesmo O "Live CD" do seu Linux padrão pode ser usado... mas eu sugiro que você empregue as versões mais novas de "Live CDs" de recuperação, especialmente o "Gparted Live CD", ou o "System Rescue CD":
Se quiser, pode usar o "RescueCD", baseado em Funtoo:
Como falei acima, baixe um desses CDs recuperadores, e queime-o, como imagem em um CD, usando K3B, ou Brasero, XfBurn etc.
2. Espete o pendrive "defeituoso" ou que não funciona, na porta USB do microcomputador, e dê boot com o CD Live...
Observação: as duas primeiras imagens abaixo, foram gravadas, já no Sabayon, após o pendrive ser "consertado". Isso confirma o "conserto" e funcionamento dele:
3. Após carregar o CD Live, chame o Gparted dele. Ele deverá "enxergar" o pendrive. Vá no menu em "Dispositivo", e regrave a tabela de alocação (em MS-DOS) do pendrive...:
4. Com a tabela de alocação nova, seu pendrive será todo "apagado", ficando limpo e sem dados. No próprio Gparted, reformate o pendrive, ou faça uma "partição" única. Se for para "uso geral", em Windows, Linux ou Conversores Digitais, faça-o em "FAT32".
5. Feche direto o Gparted, sem regravar a tabela de alocação.
6. Retire o pendrive, retire o Live CD do drive (e guarde-o, é bom para recuperar coisas), e faça boot no seu Linux (ou Windows) normal.
7. Eis o pendrive, "espetado" no meu Sabayon Linux padrão e agora "enxergado" e funcionando...
8. Explicação para funcionar em Boot Live, e não funcionava no Windows e nos Linux padrão, instalados? Aqui não tenho certeza, pois não sou profissional de TI, mas especulo que é pela ausência de PAM, Polkit, Systemd etc (aquelas "proteções" que dificultam montagem de dispositivos). Há muitos exemplos disso, na Internet:
9. Importante que funcionou! O pendrive de 16 Giga meu, recuperado, está em uso na minha casa, em um conversor digital para TV. De modo análogo, recuperei meus velhos pendrives.
10. Espero que esta dica possa ser útil. Até a próxima.