O
Linux é um sistema operacional diferente de qualquer um, você pode customizá-lo da maneira que quiser, apesar de que muitos usuários preferem ficar restritos ao Windows pelo fato dele já ter uma aparência bacana, mas o que a grande maioria não sabe são as opções que você pode ter usando um
Linux.
Elas não ficam evidentes na sua área de trabalho como o Windows, claro que o usuário iniciante terá que procurar em sites e fóruns materiais que explicaram como customizar o seu Linux. Aparentemente ele não é tão amigável quanto o Windows, mas ao começar a usá-lo vocês perceberão a grande diferença na aparência do Windows e do Linux.
Outro grande "problema" dos usuários iniciantes é a falta dos softwares como já citei. Claro que no Linux você não irá por um cd de um software do Windows, como o Photoshop por exemplo, e ele vai rodar o autorun e começar a instalação. Os softwares no Windows não são instaláveis no Linux, isso quer dizer que um arquivo *.exe não pode ser instalado no Linux. Mas para a grande solução desse pequeno detalhe já existem softwares para Linux que podem substituir perfeitamente os do Windows, no caso do Photoshop, um software que faz a substituição perfeita no Linux é o Gimp ou o Xara.
Claro que o usuário terá que aprender algumas funções desses softwares, obviamente, mas depois de se habituar com o novo programa, ele não terá problemas em usar o Linux para fazer edição de imagens. Mas se por algum motivo o software do Linux não conseguir ajudá-lo 100%, existem outros softwares que permitem a instalação de programas do Windows, como o Wine, fazendo com que o usuário possa "rodar" o seu software do Windows no Linux sem problema algum.
Quem que usa PC desktop não gosta de uns joguinhos? Desde os mais simples como um jogo de cartas como o 21 ou até mesmo um jogo mais complexo como o NFS Carbon. Alguns jogos já tem versões nativas para o Linux, como o American Arm's, porém nem todos são assim. Então vou migrar para o Linux e ficar sem os meu jogos?
Não, o usuário poderá sim instalar seu jogos tranquilamente a partir de um software chamado
Cedega.
Mas o Wine não poderá fazer o mesmo?
Sim poderá, mas jogos que precisam de directx não funcionam bem no Wine, por isso é recomendado utilizar o Cedega, que foi desenvolvido basicamente para suprir a necessidade dos usuários que gostam de jogos.
Agora você usuário Desktop não tem mais desculpas para continuar a usar um sistema proprietário, pago e cheio de bugs como o Windows. Faça parte de nossa comunidade use Linux.