OpenOffice.org - Tirando a numeração da primeira página na marra
A maioria dos acadêmicos sabe que suas monografias e outros trabalhos precisam respeitar certas normas de formatação, algumas definidas pela ABNT, outras pela própria instituição de ensino.
Felizmente, já sai da academia há algum tempo e não pretendo voltar (como dizia Mark Twain: "Nunca deixei que a escola interferisse na minha educação"), mas fui contatado por um jovem professor universitário, o qual em breve se tornará um usuário Linux (já está se convertendo ao OpenOffice.org) para auxiliá-lo na tarefa de formatar um trabalho que será apresentado em breve.
Pois bem. Neste trabalho, o número da primeira página não poderia aparecer.
Todos sabemos colocar números de páginas no OpenOffice.org (ou não?). Tirar já são outros quinhentos... Não encontrei uma solução elegante ou limpa para isso, mas o problema do camarada foi resolvido.
Vamos à dica. O título está um pouco falso, pois não TIREI o número de página da primeira folha. Apenas o ESCONDI, o que impedirá que seja impresso, em papel ou PDF, cumprindo, portanto, a exigência. Pois bem:
1) abra o documento no Writer e insira os números de páginas.
2) para maior clareza do procedimento por mim adotado (conforme imagens ilustrativas), assumiremos que a numeração está no rodapé e centralizada. Caso seu documento não esteja assim, adapte os procedimentos a ele.
3) clique em "Exibir" -> "Barras de ferramentas" -> "Desenho"
4) selecione uma autoforma qualquer (vou usar o retângulo por servir melhor ao nosso propósito)
5) clique perto da área de rodapé, mas fora dela, e desenhe um quadrado que cubra a linha inferior e a superior do rodapé, mas tendo cuidado de não tocar no texto, cobrindo o número da primeira página. Repita nas outras páginas que desejar ocultar (e.g.: sumários, toc etc).
6) clique com o botão direito sobre o "quadradinho" que acabamos de criar e com o esquerdo sobre "Linha". Na propriedade "Estilo", escolha "Invisível" e OK.
7) clique com o botão direito sobre o "quadradinho" que acabamos de criar e com o esquerdo sobre "Área". Na propriedade "Preenchimento", escolha "Cor", escolha "Branco" e OK.
(veja que na figura exemplo só percebemos que há um objeto em razão dos "quadradinhos" verdes)
8) Salve, imprima ou exporte em PDF.
Mais uma gambiarra que tapeou o sistema e salvou o dia.
Confiram a última tela, onde vemos as páginas lado a lado (não reparem o texto, é apenas uma petição minha -- o texto foi bagunçado para proteger os envolvidos).
Ignoro se esta solução é definitiva, mas já adianta o lado de quem precisa imprimir o trabalho. Como meu amigo.
[1] Comentário enviado por removido em 06/11/2009 - 07:40h
Amigo,
Só para constar, existe sim uma solução "mais elegante ou mais limpa" para isso.
Você consegue este resultado utilizando Estilos de Páginas.
É possível você definir um estilo diferente para cada página e para cada "Estilo de Página" você pode definir um rodapé diferente.
Principalmente para uso acadêmico, onde uma formatação "rígida" é necessária, utilizar Estilos em todo o documento ajuda muito. Tanto para as páginas, quanto para os elementos textuais.
[2] Comentário enviado por morvan em 06/11/2009 - 08:20h
Corroborando com o colega raci0nal, advogo o uso de Estilos, que são, por assim dizer, o "coração" do [Br|Open]Office.org; passarei a descrever, brevemente, como adotar, na primeira página, e em outras, se porventura necessário, o Estilo "Primeira Página", o qual contém a formatação totalmente endossante com os requisitos da ABNT e de outras entidades similares, no tocante à formatação de documentos acadêmicos / oficiais:
1 - Abra o Estilista: Menu Estilos e Formatação / F11;
2 - Clique no quarto ícone no topo da Janela do Estilista (Estilos de Página);
3 - Dê um duplo clique em "Primeira Página". Se este Estilo não estiver aparecendo, escolha, na Caixa de Combinação embaixo da janela do Estilista, a opção "Todos os Estilos";
4 - Vá para o fim da primeira página do documento. Clique em "Inserir" --> Quebra Manual --> Quebra de Página. Na Caixa de Combinação do Estilo a ser inserido na Quebra de Página, selecione "Padrão". Este passo é importante para quebrar o Estilo "Primeira Página". Pronto. Sua primeira página do documento está com o Estilo "Primeira Página" e o restante do documento está atendendo ao Estilo "Padrão".
Parece trabalhoso, mas, em BrOffice.org (e similares, óbvio), se houver, digamos, oitenta páginas atendendo ao Estilo "Padrão" e quisermos aplicar uma formatação diferente a estas oitenta páginas, de modo transparente, basta aplicarmos a elas um Estilo diferente ou alterá-lo. Simples e direto.
[3] Comentário enviado por darkstarfire em 06/11/2009 - 09:57h
Amigo a intenção foi boa, mas você pecou, isso foi horrível cara... conheço um amigo meu que faz isso mais usando o Pacote Office da Microsoft(Word), ele coloca um retângulo encima do numero da primeira pagina... outra aberração que vejo alguns fazendo também é quando o assunto é sumário no caso dele(meu amigo e acredito que a maioria também o fazem assim) ou criam uma tabela e preenchem com o conteúdo do sumário e depois ocultam as bordas da mesma ou ainda fazem de forma bem artesanal sem tabela nem nada, sendo no Br(O)ffice tem um ótimo recurso para inserção de sumário, basta aprender usa-lo corretamente.
Minha irmã cursa duas faculdades e sempre que tem algum trabalho ela me pede pra formatar, e essa formatação inclui: inserção de SUMÁRIO, numeração de paginas a partir de pagina "N" e no final fica tudo muito lindo!!!
[4] Comentário enviado por removido em 06/11/2009 - 10:19h
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Amigo a intenção foi boa, mas você pecou, isso foi horrível cara...
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Em algum lugar eu disse que era bonito??? Escrevi desde o começo que era uma gambiarra...
Outra: eu não tenho aspirações acadêmicas, só estava explicando uma maneira realmente tosca paa resolver um problema, pois minha experiência com Offices em geral se resume em criar um modelo de documento, preparar minhas petições e mandar embora -- tem aplicativo mais chato que um editor de texto??? --. Para constar, fiz minha monografia em LaTeX, pois não precisei me preocupar, foi só colocar umas declarações, "compilar" e saiu um PDF que era a coisa mais linda.
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outra aberração que vejo alguns fazendo também é quando o assunto é sumário no caso dele(meu amigo e acredito que a maioria também o fazem assim) ou criam uma tabela e preenchem com o conteúdo do sumário e depois ocultam as bordas da mesma ou ainda fazem de forma bem artesanal sem tabela nem nada, sendo no Br(O)ffice tem um ótimo recurso para inserção de sumário, basta aprender usa-lo corretamente.
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Essa eu sei fazer... tanto que apaguei o sumário do artista lá (feito na mão, todo torto, coisa mais feia) e criei as entradas ("referências") e mandei fazer o TOC, coisa granfina.
Agradeço a todos os amigos acima pelos comentários e os convido a REALMENTE compartilharem seus conhecimentos conosco. Vocês escondem o ouro, pois tem conhecimentos e não os publicam. Esta dica foi criada porque precisei resolver um problema, não encontrei uma solução decente -- pois não havia uma dica ou artigo cobrindo isso no VOL, ou em outro lugar -- em curto espaço de tempo (recebi o arquivo por volta de 22:00 para formatar e por volta de meia noite estava no e-mail do carinha). Eu costmo ser "result oriented", mesmo que para isso tenha que usar arame, superbonder e durepoxi...
[5] Comentário enviado por darkstarfire em 06/11/2009 - 11:00h
Relaxa velho, também não sou nenhum especialista em Suite Office não, mais como você mesmo deixou transparecer, as vezes precisamos de resultados e urgente... e sobre a questão de esconder o ouro, meu problema não é esse e sim a questão de juntar e organizar as idéias, dicas e montar um artigo, tenho que admitir sou péssimo nisso...
Força e paz pra ti e só mais uma coisinha...
Seja um pessoa "boazinha" e não faça mais uma coisa feia dessas...!!!
[7] Comentário enviado por julianoazevedo em 19/03/2010 - 16:23h
Concordo perfeitamente com o lfheckler,no site http://www.broffice.org/ você encontra muitas dicas. Eu mesmo baixei todos os arquivos do escritório aberto.
[8] Comentário enviado por ricksouto em 25/06/2010 - 10:15h
Bem, já faz tempo que postaram o último comentário, mas mesmo assim vou comentar.
A ideia de certa forma foi boa, mesmo não sendo a mais adequada, mas digamos que naquele dia que não da tempo nem de pensar em tentar formatar por falta de tempo ou algum outro motivo, essa solução até viria a calhar. Porém, num trabalho acadêmico se o problema fosse só esconder o número de páginas já estaria resolvido, mas tem mais detalhes.
Antes de mais nada tem que tomar cuidado com os elementos textuais e pré textuais, exemplo a capa, esta não pode aparecer e nem ter numeração, então essa ideia já não daria certo pois mesmo que o número de página da capa ficasse escondido, ele contaria e pode ter certeza que os professores notam isso, o meu as vezes chega até a medir a margem pra ver se está tudo correto.
Portanto a solução desse problema seria usar quebra de seção, eu sei fazer isso no microsoft word, como eu migrei a pouco tempo pra linux, vou tentar descobrir aqui e volto a postar ou crio um artigo. Abraço a todos.