Ferramentas de chat corporativo são úteis porque agilizam a comunicação dentro da empresa, principalmente quando ela possui filiais distantes, pois caso seja uma conversa simples, tudo pode ser resolvido pelo próprio chat corporativo, economizando dinheiro da ligação e recursos como o servidor de e-mail (que geralmente é muito utilizado).
Quando precisei implementar uma ferramenta dessas a primeira opção que me veio à cabeça foi o protocolo Jabber, que é livre e possui vários servidores e clientes compatíveis em várias plataformas diferentes.
O problema apareceu quando eu tentei instalar o ejabberd2. Fiquei dois dias quebrando a cabeça, tentando compilar o software sem chegar perto de qualquer sucesso na tarefa. :)
Depois de muita frustração resolvi procurar uma alternativa e encontrei uma excelente chamada Openfire.
O
Openfire (antigo Wildfire) é um servidor que implementa o protocolo Jabber (XMPP). Além de ser de simples instalação, ele já possui vários clientes diferentes para Windows,
Linux e Mac OS (ideal para ambientes heterogêneos como o da minha empresa) como Pidgin, Spark (que foi minha escolha e pode ser baixado no mesmo site do OpenFire), Kopete e qualquer outro que suporte o XMPP (Jabber).
No site oficial você encontrará pacotes pré-compilados para distribuições baseadas em RPM e DEB. No meu caso eu usei o arquivo RPM disponibilizado pelos próprios desenvolvedores da distribuição. Bastou entrar em
www.igniterealtime.com, ir até a seção de downloads e baixar o RPM. Para instalar e inicializar o serviço:
# rpm -ivh openfire-3.6.3-1.i386.rpm
# service openfire start
No meu caso, que estou utilizando o
CentOS 5, precisei instalar antes o MySQL Server (que é o backend utilizado pelo Openfire para armazenar dados como logins de usuários, senhas, conversas que foram gravadas, estatísticas do servidor etc). Se alguma outra dependência aparecer no seu caso, provavelmente você não terá muitos problemas tentando resolvê-las com YUM, APT ou qualquer que seja a ferramenta de gerenciamento de pacotes na sua distribuição.
O OpenFire possui uma interface administrativa que fica na porta 8080 do servidor onde ele foi inicializado que, além de ser totalmente funcional, pode ser traduzida para o português apenas selecionando uma opção, sem qualquer necessidade de instalar language packs.
Para utilizá-la, acesse com o seu navegador o endereço http://localhost:8080 (recomendo que configure um registro para ele no DNS para facilitar a administração a partir de outra máquina. No meu caso, criei um registro "chat.empresa.com.br" para facilitar o acesso pelo resto dos integrantes do time) e faça o login com o usuário "admin" e a senha "admin".
Nesta interface gráfica você será capaz de fazer tudo o que for necessário no servidor, como criar usuários, grupos, redefinir senhas, analisar as estatísticas do servidor, analisar conversas arquivadas, desconectar um determinado usuário, criar salas de conferência, instalar e ativar plugins etc.
Grande parte da funcionalidade do OpenFire vem do suporte a plugins desenvolvidos por terceiros. Existem plugins para facilitar a maioria das tarefas administrativas, como criar vários usuários de maneira automatizada, transformar o servidor OpenFire em um gateway para outros protocolos como MSN, entre vários outros. Vários já estão pré-instalados e podem ser ativados pela interface administrativa. Outros você terá que instalar à mão, o que é bem simples: basta fazer o upload pela própria interface web e ativá-lo na seção de plugins.
Atualmente, aproximadamente 300 usuários fazem uso do servidor diariamente e não tive problemas de desempenho com o Openfire e CentOS 5.
Espero que o OpenFire possa ajudar a vocês tanto quanto me ajudou!