Nanny - Controle de acesso para usuários no Ubuntu 9.10 e 10.04
Há algum tempo penso em remover o Windows dos computadores de casa, porém esbarrava em um problema: meus filhos adolescentes.
Além das necessidades visuais e de programas específicos para a plataforma (msn, limewire etc), há a necessidade de controlar o tempo de uso e no Ubuntu eu não encontrei modo de fazer isso.
Como, ainda, não conheço shell script, não consegui encontrar uma maneira de impedir o acesso conforme usuário e horário. Só consegui chegar ao ponto de desligar, abruptamente, o computador conforme o horário usando crontab.
Bem, depois de fuçar bastante, achei o Nanny. Esse software atua em cima do Gnome e faz o que eu preciso: especifica o horário em que o usuário pode usar o computador.
Vamos à instalação.
1) Adicionar o repositório:
sudo add-apt-repository ppa:nanny
2) Atualizar sistema:
sudo aptitude update
3) Instalar o programa:
sudo aptitude install nanny
4) Reiniciar computador:
sudo reboot
Pronto! Acesse: Sistema > Administração > Parental Control
A ferramenta é simples de usar e a configuração de horário funciona. Não funcionou, pelo menos, por enquanto, o bloqueio de sites, mas pode ser que eu tenha feito algo errado pois acabei de instalar e começar a testar.
A opção de horário funciona, realmente, bem pois encerra a sessão e não permite novo login se não estiver no horário permitido. Detalhe: verde permite, vermelho proíbe o acesso e você pode configurar por 30 ou 60 minutos.
Contra: ele removeu, sem pedir ou avisar, todos os temas Bisigi que eu havia configurado. Já os temas do Ubuntu Satanic Edition e os nativos do Lucid Lynx, não.
É importante ressaltar que o usuário alvo não pode ter permissões para acessos e/ou alterações. Em Sistema, Administração, Usuários e Grupos você consegue definí-lo como Usuário da Área de Trabalho (se for no Ubuntu 10.04, para 9.10 tenho uma dica aqui mesmo). Dessa forma, ele não conseguirá nem abrir a tela do programa.
[1] Comentário enviado por rogeriojlle em 16/10/2010 - 22:25h
enquanto passeava pelo synaptic encontrei o "timeoutd" não instalei, então sei como funciona, mas lembrei da tua dica quando vi
timeoutd enforces the time restrictions specified for each or all users.
timeoutd scans /var/run/utmp every minute and checks /etc/timeouts for
an entry which matches a restricted user, based on:
- The current day and time
- The tty that the user is currently logged in on
- The user's login ID
- Any primary or secondary groups the user is in
timeoutd can restrict local users, X11-users and users via telnet/SSH
for a maximum of their session, max. day, idle or no login at all.
timeoutd is also able to restrict users running X.