Introdução ao Java Micro Edition (J2ME)

Publicado por João Gabriel Canhoto em 03/10/2005

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Introdução ao Java Micro Edition (J2ME)



Esta dica tem como objetivo focalizar o leitor para uma nova geração de programadores para aparelhos portáteis, especificamente para telefones celulares e PDA's.

Todos nós já ouvimos falar que "Java is everywhere", a causa principal para o Java correr em outros aparelhos (telefones celulares, PDA's, televisores, cartões, etc) é o fato de esta tecnologia correr numa virtual machine.

Existem três tipos de virtual machine para Java - pelo menos são estas as únicas que conheço:
  • JVM (para computadores normais);
  • KVM (para celulares e PDA's);
  • e JavaCard VM (para Smartcards).

Java Micro Edition é um conjunto de API's para desenvolver uma aplicação para celulares em Java, o J2ME é suportado pelo menos pela maioria das marcas de celulares, como por exemplo: Motorola, Nokia, Panasonic, etc.

Bem, vamos passar para a ação!

Primeiro temos que fazer o download das ferramentas para podermos programar, eu recomendo vivamente o NetBeans para o desenvolvimento em J2ME.

Site para download do NetBeans e J2ME Wireless Toolkit for NetBeans:
Faça a instalação do NetBeans primeiro e depois instale o Wireless Toolkit, pois é este que habilita a opção para Java ME.

Caso não queira usar o NetBeans, pode fazer o download do compilador J2SE 5.0 e do Wireless Toolkit no site:

1. O MIDlet


Este é um ciclo de vida básico de uma aplicação MIDlet.

Quando uma aplicação MIDlet inicia, é chamado o método startApp, tudo que estiver dentro deste método é executado, mas primeiro é executado o construtor.

Exemplo de uma aplicação básica em Java Micro Edition .

package VivaLinux;


import javax.microedition.lcdui.*;
import javax.microedition.midlet.*;

public class VivaTeste extends MIDlet implements CommandListener {
    
    private Display tela;
    
    /* comando que vai executar a saida do programa
       mas ainda nao esta ativo , so esta instanciado  
    */
    private Command sair = new Command ("Sair",Command.EXIT,0);
    
    /* construtor da classe  */
    public VivaTeste () {
        
        /* inicia a tela do celular  */
        tela = Display.getDisplay(this);
        
    }
    
    /* metodo que e chamado quando inicia a aplicação  */
    protected void startApp(){
        
        Form formulario = new Form (".:VivaLinux:.");
        TextField caixa = new TextField("Teste","Java esta aki",56,0);
        
        /* adiciona o objecto caixa no formulario*/
        formulario.add(caixa);
        
        /* adiciona ao formulario o comando "sair" */
        formulario.addCommand(sair);
        
        /* define o tratador de eventos  */
        formulario.CommandListener(this);
        
        /* exibir o formulario na tela  */
        tela.setCurrent(formulario);
        
    }
    
    /* metodo para tratamento de eventos */
    public void commandAction (Command c , Displayable d){
        if ( c == sair ) {
            /* para sair do programa (forma tradicional) */
            destroyApp(false);
            notifyDestroyed();
        }
    }
}

Existem vários objetos que pode-se colocar na aplicação, tipo listas, imagens, texto, botões de opção, etc.

Existe também uma classe especial que se chama Canvas, são chamadas classes de baixo nível, esta é a classe que geralmente se programa jogos.

Bem, vou dar por finalizada esta dica, espero que os leitores tenham gostado e que tenha sido um incentivo para começar a programar em J2ME.

Obrigado.

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Comentários
[1] Comentário enviado por birilo em 03/10/2005 - 08:21h

Snif Snif... eu quero meu artigo sobre introdução à programa para celulares de volta no VOL...... rs rsrs rs

[2] Comentário enviado por garreth em 16/03/2006 - 19:25h

Artigo muito bom sobre como iniciar no J2ME



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