Existe uma variedade de gerenciadores de pacotes disponíveis em distribuições
Linux. O Mandriva usa o urpmi, Debian e Ubuntu usam o apt, Fedora e Red Hat usam o yum e o Gentoo utiliza o portage. Algumas distribuições provêem suporte a mais de um gerenciador de pacotes.
Nesta dica conheceremos o
yum, ou
Yellowdog Updater Modified. O yum é escrito em python e é utilizado pelo Fedora e Red Hat a muitos anos. Ele já provou que funciona e, mesmo com algumas críticas em relação a sua velocidade se comparada com outros gerenciadores de pacotes, ele faz o trabalho, mesmo que um pouco mais lento.
A configuração padrão do yum está no arquivo
/etc/yum.conf e existe um arquivo de configuração para cada repositório no diretório
/etc/yum.repos.d/. Esses arquivos, quando instalados, são suficientes para que o instalador do Red Hat/Fedora adicione todos os pacotes dos repositórios padrões do sistema. Se quiser conhecer mais opções para alterar o arquivo de configuração, o manual do yum.conf(5) poderá lhe ajudar muito.
O yum é bem focado. A maioria das pessoas preferirá utilizar alguma interface gráfica para ele, mas conhecendo os comandos diretos do sistema é uma grande idéia no caso do seu servidor X não funcionar ou quando conectado remotamente em um servidor.
Para instalar pacotes com o yum, use a seguinte linha de comando:
# yum install zsh
Esse comando irá instalar o pacote zsh e qualquer dependência que ele possa ter. Você pode especificar mais de um pacote ao mesmo tempo (ex., yum install zsh joe).
![Linux: Iniciando com o YUM, gerenciador de pacotes](//static.vivaolinux.com.br/imagens/dicas/comunidade/Yum.png)
Se não tiver certeza de qual pacote deve chamar, você pode procurar nos arquivos de metadados usando o comando de busca. Em nossa demonstração, se você estiver trabalhando com algum código python e precisa da interface do MySQL disponível, mas não sabe qual o nome do pacote que ele precisa, procure por ele:
# yum search MySQL | grep python
Com esse comando, você está procurando por qualquer pacote relacionado ao MySQL, e filtrando a resposta aos pacotes que contenham a palavra python no nome do pacote. A primeira opção nessa busca será o MySQL-python, que é o pacote que você está procurando.
Se quiser uma lista de pacotes disponíveis, você pode usar o comando "list". Isso irá listar todos os pacotes disponíveis informando os que estão instalados. Isso é muito útil se você estiver utilizando um sistema 64 bits e precisa de pacotes 32 bits. Exemplo:
# yum list openssl
Loaded plugins: refresh-packagekit
Installed Packages
openssl.x86_64 0.9.8g-12.fc10 installed
Available Packages
openssl.i386 0.9.8g-12.fc10 updates
openssl.i686 0.9.8g-12.fc10 updates
Para atualizar pacotes, com ou sem especificar nomes, entre com o comando update que irá atualizar somente um programa ou todos do seu sistema.
# yum update
E finalmente, alguns outros simples comandos. Para remover um pacote do seu sistema, use o comando "remove". Isso irá remover pacotes de dependências também. Para ver informações completas de um pacote, como a versão, arquitetura, e descrição, use "yum info [pacote]". Para saber se um pacote precisa ser atualizado, mas sem rodar a função de atualização, use "yum check-update" e a lista de atualizações disponíveis será mostrada.
O yum é um ótimo gerenciador de pacotes. Ele não é tão rápido quanto o urpmi, mas parece mais polido. Se você usa outros gerenciadores de pacotes, demora um pouco para lembrar os comandos, mas as páginas do manual (manpage) que acompanham o programa são bem escritas e de fácil entendimento.
Link:
rMenezes - Iniciando com o YUM, gerenciador de pacotes
Nenhum comentário foi encontrado.