Implementação de segurança em conexões remotas (SSH)
Umas das maiores preocupações dos administradores de redes é a implementação de segurança em seu servidores, impedindo assim que dados contidos nos mesmos caiam em mãos erradas, assim como controlar a quem será permitido acesso a estes dados.
Crie um usuário no sistema o qual o mesmo será utilizado para efetuar conexões remotas.
# adduser remoto --no-create-home
Edite o arquivo /etc/ssh/sshd_config. Mude a porta 22 para outra, sendo que a mesma como padrão aumenta a vulnerabilidade.
Adicione a linha "AllowUsers remoto", sendo que remoto é um usuário de conta de sistema que terá permissão para conectar remotamente pelo serviço SSH.
Mude o parâmetro "PermitRootLogin" de "yes" para "no", não permitindo assim que o usuário root conecte remotamente ao sistema.
Crie um grupo "suporte" para que seja o grupo o qual terá permissão para logar como root.
# addgroup suporte
Edite o arquivo /etc/groups com o comando "vigr" e adicione em frente a linha "suporte:x:xxx:usuário1,usuário2" os nomes dos usuários que pertencerão ao mesmo, ou seja, os usuários que poderão mudar para root.
Edite o arquivo /etc/pam.d/su. Descomente a linha:
auth required pam_wheel.so
e adicione em frente a mesma a opção "group=suporte", ficando assim:
auth required pam_wheel.so group=suporte
Sendo que o grupo suporte é o grupo criado anteriormente onde estarão os usuários
que terão permissão para logar-se como root no sistema.
Bem, agora somente o usuário "remoto" poderá logar remotamente via SSH no seu sistema. O mesmo não conseguirá mudar para root sem antes logar-se para algum dos usuários adicionados no grupo suporte.
Para testar, tente efetuar uma conexão via SSH com qualquer usuário que não seja o "remoto":
ssh usuario@localhost:porta_nova
Não será possível autenticar-se.
Depois teste com o usuário remoto:
ssh remoto@localhost:nova_porta
Conexão efetuada! Tente mudar para root sem estar como um dos usuários adicionados no grupo "suporte", será retornado uma mensagem de acesso negado.
Esta implementação é bem útil para pessoas que necessitam periodicamente fazer conexões em seus servidores e não querem deixar o mesmo vulnerável à invasões.
[1] Comentário enviado por flaviodbz em 19/10/2008 - 03:39h
otima dica, simples e eficaz principalmente essa do arquivo /etc/palm.d/su, pode servir tanta pra SSH quanto para restringi o uso do root numa maquina com varios usuarios como a minha de casa