Resolvi escrever essa dica depois de passar algum tempo procurando uma solução contra
SPAM. Quem administra servidor de e-mail vive numa constante batalha contra essa praga e sabe como o usuário reclama.
Bom, uma das melhores soluções para identificar SPAM é a utilização do
SpamAssassin. Porém, ele não bloqueia e sim identifica a mensagem adicionando "*****SPAM*****" no "Subject" da mensagem original e colocando a mensagem como anexo. Assim, os emails continuam chegando à caixa de mensagem do usuário, agora, classificada como SPAM.
Exemplo de uma mensagem:
*****SPAM***** VoIP - Economize em suas ligações!!!
O foco dessa dica não é configurar o SpamAssassin e sim utilizar o sistema com ele já configurado.
Mas por que "guardar" SPAM invés de jogá-lo fora diretamente?
Simples, algumas vezes, principalmente pouco depois de configurar o SpamAssassin, é bem provável que ele identifique falsos-positivos, ou seja, classifica como SPAM mensagens que não são e, mantendo-as num diretório específico você pode, posteriormente, ensiná-lo quais mensagens são e quais não são SPAM. Depois disso, poderá apagá-los pois não terão mais utilidade.
Pois bem, edite seu /etc/procmailrc e adicione as seguintes linhas:
Com isso, tudo que vier com o título "*****SPAM*****" (que é o que o SpamAssassin faz quando encontra um SPAM, por padrão) será jogado para o /home/USUARIO/INBOX.Spam, assim, mesmo baixando as mensagens via cliente (Outlook, Thunderbird etc) elas não chegarão para o usuário.
Para o usuário checar esses emails ele deverá acessar via webmail e conferir se há falsos-positivos.
Obs. 1: Editando o /etc/procmailrc a regra valerá para todos os usuários. Se quiser ativar para um usuário específico adicione a regra no arquivo .prcmailrc dentro do seu HOME.
Obs. 2: Crie o aquivo ~/INBOX.Spam com permissão de escrita para o usuário ou o arquivo que preferir. Não esquecer de listar essa "pasta" no webmail para que seja visível ao usuário.
Nunca mais tive reclamações de clientes depois de fazer isso.
:-)
JuNiOx
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