Dica simples para obter Gentoo em menos de 5 minutos, pronto para uso. Parece interessante para quem pretende ganhar tempo, mas não quer usar uma distribuição diferente de Gentoo, como Sabayon ou Calculate. A dica é muito simples. Conhecida como a distribuição 4chan, o sistema Clover OS é 99% Gentoo puro. Nada muda além alguns scripts na área home do usuário e o uso de binhost. Fim. O resto é Gentoo.
Qual a vantagem? Bem, Clover OS serve perfeitamente para pessoas que querem uma instalação veloz do Gentoo, ou para quem tem máquinas fracas que levariam uma semana compilando o necessário.
Quando der boot, escolha o idioma do teclado (4 para br). Um ambiente simples em FVWM irá abrir e um script de instalação irá iniciar. basta seguir os passos e em menos de 5 minutos você terá um Gentoo instalado! No primeiro boot, pós-instalação, você escolhe qual o ambiente gráfico. O padrão é o FVWM, mas se optar por outro o download começará.
Como pode ser tão veloz? Simples, usando binhost. Servidores que disponibilizam alguns pacotes binários.
Caso queira alternar entre binário e o Portage padrão, "from source", é só executar o script que está na home:
# ./cloveros_settings.sh 5
CloverOS é para iniciantes? Definitivamente não. Ele assume que você já está habituado com o Gentoo, apenas oferece uma instalação mais rápida e um ambiente minimamente pré-configurado.
[2] Comentário enviado por xerxeslins em 06/02/2019 - 16:39h
[1] Comentário enviado por pinduvoz em 05/02/2019 - 23:41h
Fui no link e achei isso:
Pest-free
Don't need systemd, pulseaudio, dbus, avahi or nls? Neither does CloverOS.
A bronca com o systemd eu conhecia, mas com os outros (pulseaudio, avahi, dbus e nls) é novidade para mim.
Povo difícil de contentar esses linuxers... (rsrs)
Mas valeu a dica. Vou ver se faço um teste em breve (favoritei para achar mais tarde).
Creio que seja a melhor opção para quem deseja testar Gentoo, mas não quer perder tempo.
E é minimalista. O que me agrada.
Claro que a quantidade de binários é limitada. Quando não tiver o que você quer, em binário, basta executar o script "clover-algumacoisa" que está na home, e escolher o número 5. Assim ele passa a usar o modo normal, gentoo de compilação. Aí tem tudo que Gentoo tem.