O Fedora 7 Live é uma excelente alternativa para divulgar e instalar o Fedora 7. Por ser um live CD, podemos ter uma prévia do sistema em funcionamento e só então instalá-lo. Além disso, é uma boa solução para instalar o Fedora em computadores que não possuem leitor de DVD.
Infelizmente, instalar o Fedora 7 Live num computador com pouca memória RAM pode se tornar uma tarefa um tanto quanto ingrata. O ambiente desktop GNOME com todos os seus serviços consome uma quantidade e memória que faz com que qualquer tarefa seja muito penosa, em especial a instalação. Há, no entanto, uma forma de contornar essa dificuldade e executar o instalador em computadores com 256 MB de memória ou menos, com um desempenho bastante satisfatório.
Primeiramente, inicie o sistema com o live CD do Fedora 7 e aguarde sua inicialização. Quando aparecer a tela de login, repare que há uma mensagem na parte inferior dizendo que o sistema inicializará a sessão para o usuário fedora automaticamente em 60 segundos. É exatamente esse tempo que temos para fechar o gerenciador de login.
Pressione a seqüência de teclas Ctrl+Atl+F1 para ter acesso ao primeiro terminal do modo texto. Uma vez no terminal, faça login como root, não será solicitada a senha. Uma vez autenticado, alterne para o nível de inicialização 3:
# init 3
Isso fará o gerenciador de login fechar e junto com ele o servidor gráfico. Agora, inicie uma nova sessão do X vazia rodando tão somente o instalador no Fedora:
# X :0 & sleep 5 ; DISPLAY=:0 liveinst
Pronto. Será aberta uma sessão vazia do X e, em alguns segundos, o instalador do Fedora será inicializado, rodando a uma velocidade bastante satisfatória já que o consumo de memória será mínimo.
Outras dicas deste autor
Liberando NFS no firewall do Fedora
Disquete no Linux sem precisar desmontar
Colocar arquivos mostrados por um comando em um pacote .tar no Linux
Análise do Debian-BR-CDD 1.0 pre4
Como juntar dinheiro para cursos e certificações
Leitura recomendada
XFCE 4.2 pelo APT
Instalando a última versão do Oracle VirtualBox no CentOS, openSUSE Leap e Ubuntu 16.04
GLAME: Editor de áudio para Linux
Migração do Trac
Y PPA Manager no Ubuntu 14.04
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado.
Patrocínio
Destaques
Artigos
Dicas
Tópicos
Top 10 do mês
Scripts