Um grande problema do Linux (e dos sistemas livres em geral) talvez seja a falta de aplicativos comparáveis em qualidade aos que existem nos sistemas proprietários.
O que proponho aqui não é lhe mostrar um editor PDF profissional, mas um quebra-galho para aquelas horas em que é necessário fazer alguma modificação num destes documentos, talvez uma correção ortográfica.
Acredito que muitos aqui conhecem o Koffice, que é a suíte office oficial do KDE. Suas vantagens? Leveza (somente se usado junto com o KDE), além de simplicidade e integração com o Konqueror. Mas em alguns aspectos não chega aos pés de gigantes como o OpenOffice, é claro. Bem, mas não é disso que essa dica fala. :)
O Kword, em suas versões mais recentes - estou usando a 1.5.2 -, suporta abrir documentos em pdf para edição, mas não salvar como pdf (pelo menos essa opção não é visível).
Solução? Usar o sistema de impressão do KDE (kprinter) para imprimir o documento num arquivo.
Bem, vamos à luta:
Tendo o arquivo pdf às mãos, abra ele com o kword.
Irá aparecer um diálogo questionando se você deseja converter um determinado intervalo de páginas (Pág_inicio-Pág_fim), ou todas.
No mesmo diálogo, você pode escolher se as figuras do documento também devem ser importadas, além de se o documento é protegido por senha.
Clique em OK e espere o documento ser convertido, o que pode demorar um pouco.
Logo em seguida, faça as modificações necessárias no arquivo, inclusive podendo redimensionar e mover figuras.
Se você tentar salvar o documento, abrirá a janela "Salvar Como", mas dentre as "extensões" para salvar, não há pdf (o padrão agora no Kword é a odt). Opa, caminho errado. Como eu disse acima, para salvar o documento, vá em Arquivo >> Imprimir, e em Impressora, selecione Imprimir para o Arquivo (PDF). Em Arquivo de saída, selecione o nome e caminho do documento pdf final.
Importante: Não salve com o mesmo nome do o arquivo original, para não perdê-lo, pois a conversão pode não ocorrer de forma 100% perfeita.
É só esperar o sistema criar o arquivo, o que demora somente alguns segundinhos...
Essa dica foi testada em arquivos pdf sem proteção por senha ou criptografia, portanto não posso lhe dizer como o programa se comporta frente à arquivos que não atendem esta condição.
O resultado final não é comparável ao documento original, principalmente quando o layout do mesmo é muito complexo, mas funciona normalmente com os mais simples.
[1] Comentário enviado por gsi.vinicius em 08/01/2007 - 09:07h
Bom material, discordo no entanto quanto ao quesito da falta de qualidade dos softwares livres em comparação com os proprietários. Temos vários exemplos de softwares livres que dominam o mercado ou são superiores aos seus correlatos proprietários.
[2] Comentário enviado por tenchi em 09/01/2007 - 00:12h
OOps gsi.vinicius, acho que me expressei mal ;)
Não quis dizer que não existam programas livres que não sejam melhores que os proprietários..., mas que faltam muitos aplicativos "do nível" dos proprietários para os sistemas abertos, como é o caso de um editor pdf.
Sim, há muitos programas bons, como o GIMP, OpenOffice, Inkscape, Xara...... e assim vai.
Certo? Espero ter conseguido resolver o problema. rsrs