E aí galera! Essa é a minha primeira dica no Viva o 
Linux e irei falar sobre o projeto 
DirBuster.
O que é DirBuster
DirBuster é uma aplicação feita em 
Java para descobrir nomes de diretórios e arquivos presentes em um site ou servidor usando bruteforce. Com isso, torna-se mais fácil a busca por algum diretório específico, facilitando a busca por dados ou diretórios que deveriam ser sigilosos.
O DirBuster tenta encontrar todos os diretórios e arquivos do site alvo. 
No entanto, ferramentas dessa natureza são muitas vezes listadas com arquivos e diretórios comuns (padrões, exemplo: /admin/login.php).
Uma abordagem diferente foi levada para gerar este. A lista foi gerada a partir do zero, por meio da indexação da Internet e recolhe o diretório e os arquivos que são realmente usadas por desenvolvedores! 
DirBuster vem com um total de 9 listas diferentes, isto faz DirBuster extremamente eficaz para encontrar os arquivos e diretórios ocultos, ou que não seguem um padrão. 
E se isso não fosse suficiente, DirBuster também tem a opção de realizar uma força bruta pura, o que deixa os diretórios e arquivos ocultos sem onde se esconder.
Para todos os efeitos, isso pode demorar muito tempo. ;(
Download
Todos os arquivos podem ser encontrados neste link:
Arquivo usado no tutorial:
Instalação e uso
Caso use 
BackTrack, o DirBuster pode ser encontrado no diretório "pentest/web/dirbuster" e a instalação não é necessária. 
# cd /pentest/web/dirbuster
Descompacte o arquivo:
# tar -jxvf DirBuster-0.12.tar.bz2  
# cd DirBuster-0.12  
Para rodar o programa:
# java -jar DirBuster-0.12.jar -u
O comando acima irá iniciar a forma GUI (interface gráfica) do DirBuster e dessa maneira fica muito mais fácil trabalhar.
Na imagem, o DirBuster:
Como podem ver, tem uma interface muito agradável e fácil de utilizar. Creio que será difícil alguém ter alguma dúvida sobre como usar, mas caso tenham duvidas, é só deixar um comentário abaixo.
Características
O DirBuster oferece os seguintes recursos:
-  Multi-threaded foi registrada em mais de 6.000 solicitações por segundo.
-  Analisa sites HTTP e HTTPS.
-  Verificar se há tanto de diretórios e arquivos.
-  Capaz de executar uma lista de verificação de força bruta baseado em uma wordlist ou pura.
-  DirBuster pode ser iniciado em qualquer diretório.
-  Cabeçalhos HTTP personalizados podem ser adicionados.
-  Suporte a proxy.
-  Extensões de arquivos personalizados podem ser usados.
-  O desempenho pode ser ajustado durante o programa em execução.
-  Suporta Basic, Digest e NTLM auth.
-  Pode ser executado por linha de comando ou interface gráfica.
As listas do DirBuster
 
DirBuster vem com um conjunto de listas únicas de diretórios e arquivos, estas foram geradas com base no arquivo e diretório de nomes que sejam efectivamente utilizadas por desenvolvedores de sites da internet. 
A ordem das listas é baseado na frequência do item encontrado. Portanto, os itens mais comuns aparecem no topo. Estas listas são o que fazem DirBuster.
-  directory-list-2.3-small.txt - (87650 palavras) - Directories/files que, são encontradas em pelo menos 3 hosts diferentes.
-  directory-list-2.3-medium.txt - (220546 palavras) - Directories/files que, são encontradas em pelo menos 2 hosts diferentes.
-  directory-list-2.3-big.txt - (1273819 palavras) - Todos directories/files que foram encontrados.
-  directory-list-lowercase-2.3-small.txt - (81629 palavras) - Case insensitive versão da lista directory-list-2.3-small.txt.
-  directory-list-lowercase-2.3-medium.txt - (207629 palavras) - Case insensitive versão da lista directory-list-2.3-medium.txt.
-  directory-list-lowercase-2.3-big.txt - (1185240 palavras) - Case insensitive versão da lista directory-list-2.3-big.txt.
-  directory-list-1.0.txt - (141694 palavras) -Lista original sem ordem,organização específica.
-  apache-user-enum-1.0.txt - (8916 usernames) - Usado para adivinhar os usuários do sistema no Apache com o módulo userdir habilitado, com base em uma lista de nome de usuário (não ordenados).
-  apache-user-enum-2.0.txt - (10341 usernames) - Usado para adivinhar os usuários do sistema no Apache com o módulo userdir habilitado, com base em ~XXXXX encontrado durante a geração da lista (ordenada).
Para quem quiser saber mais sobre o projeto, como funciona etc: