Existem duas maneiras básicas de diminuir do tempo de boot do Slackware e, de quebra, deixar o sistema ainda mais leve.
A primeira é quanto a própria imagem do kernel que é carregado durante a inicialização. O Slackware, por padrão, utiliza a imagem
huge do kernel. Como o nome já diz, a imagem é "imensa" e, para o uso no dia-a-dia, desnecessária.
O que pode ser feito? O melhor seria recompilar manualmente o kernel. Talvez até utilizando uma versão do kernel mais recente, se desejar. Não é nenhum bicho-de-sete-cabeças e, sejamos sinceros, (na verdade, isto é brincadeira) para um verdadeiro slacker isto é "fichinha"... Não é meu intuito dizer aqui como isto deve ser feito. Existe o tio Google para isto. Mas em meio a inúmeros artigos sobre o assunto, indico dois:
Um de Jonas Goes:
E outro do pogo (Pedro Augusto), que, aliás, explica boa parte das opções do menuconfig:
E, é claro, leiam as documentações. Ou, pelo menos o Help.
Tudo bem, você não é homem (ou mulher) suficiente para (re)compilar seu kernel manualmente. Bom, você pode usar uma imagem
generic. Só que para isto você precisará criar um
initrd. Isto porque, na imagem generic do kernel o sistema de arquivo é carregado como módulo. Se você apenas inserir uma entrada no Lilo apontando para o vmlinuz-generic-*, quando você tentar bootar se deparará com um belo "Kernel Panic"!
Leia o arquivo README.initrd no diretório /boot para saber como criar corretamente este arquivo.
A segunda maneira diz respeito ao sistema de inicialização do Slackware.
O Slackware usa o estilo BSD em seus scripts de inicialização. Todos estes arquivos estão contidos no diretório /etc/rc.d. Um destes é o
rc.M, que corresponde aos runlevels 2 e 3, modo multiusuário.
Este script carrega os serviços necessários ao bom funcionamento de seu sistema. E é justamente isto que você deve fazer. Deixar que ele carregue SOMENTE os serviços NECESSÁRIOS ao SEU sistema.
Dê uma olhada neste arquivo e o que você não for precisar, comente a linha ("#").
Exemplos:
Já nas primeiras linhas. Da 17-21 (Os números de linhas citados pressupõe um arquivo "original", i.e., inalterado.) ele executa o ldconfig para atualizar as bibliotecas compartilhadas. A verdade é que isto não precisa ser executado necessariamente a cada boot. Portanto, pode comentar estas linhas tranqüilamente. Utilize o /sbin/ldconfig, manualmente, sempre que instalar programas novos.
Outras linhas que podem ser comentadas são as 69-73, que rodam o fc-cache para atualizar os índices das fontes. Na real, você só precisa deste comando quando instalar novas fontes em seu sistema, de resto... comente-as.
Se você não usa o cron, pode comentar as linhas referentes a ele também. Se não tem cartões PCMCIA, não usa dispositivos bluetooth, não tem um micro ligado em rede, enfim, tudo o que você não precisar, mande bala!
Particularmente, eu consegui reduzir em cerca de 40% o tempo de boot aqui no meu micro e deixei meu Slackware mais levinho.
Bom, é isto aí pessoal.
Forte abraço.
Francisco Ambrozio