Quem nunca se irritou com aqueles BEEPs que apitam quando apertamos TAB ao tentar completar um comando ou o endereço de um arquivo, ou quando apertamos várias vezes o backspace. De início pode ser legal, mas depois de certo tempo você já não consegue mais ouvir esses ruídos. Então porque não desativá-los?
É bastante simples, basta no console digitar:
$ setterm -blength 0
ou $ setterm -bfreq 0
Isso irá desativar o beep da linha de comando, mas não irá desativar do nosso console do KDE por exemplo. Para isso vamos usar outro comando que deverá ser digitado em qualquer console do X, o "konsole" do KDE por exemplo:
$ xset b 0
ou $ xset b off
Com isso nos livramos dos transtornos de a todo momento ouvir os beeps e perturbar o sono daqueles que estão dormindo próximo da gente. Podemos agora trabalhar em paz e em silêncio :]
Agora caso você queira deixar isso como padrão, precisamos definir esses comandos dentro do arquivo .bash_profile, que fica localizado dentro do seu diretório HOME. Inclua os comandos e pronto!
[1] Comentário enviado por tenchi em 25/11/2006 - 17:35h
Hum... eu usava uma solução um pouco mais chata.. rsrs
É só compilar o kernel com o suporte ao auto falante do pc como módulo ( naum lembro ao certo o nome, acho que pcspeaker, ou coisa assim.
Aí se quiser ouvir os malditos beeps é só carregar ele. Senão, descarregar.
E isso vale tanto para o modo gráfico quanto pelo console.
[3] Comentário enviado por tenchi em 26/11/2006 - 11:50h
Não... somente se você quiser ouvir as suas músicas em tom monofônico.. rsrsrs
Este autofalante que eu falei é aquele no gabinete do PC, e não o da sua placa de som. E o nome do módulo é pcspkr..
Esta solução é mais trabalhosa, mas funciona legal. Já esta apresentada nesta dica tmbém é muito boa e simples.
[4] Comentário enviado por slaypher em 26/11/2006 - 13:10h
Como o nobre amigo tenchi comentou, caso você queira desativar de uma vez esses beeps sem ter que ficar digitando esses comandos ou configurar os arquivos de inicialização, basta desativar o suporte a esse recurso diretamente no kernel (v2.6). Para isso, basta acessar o menu de configuração do kernel com o comando 'make menuconfig' ou qualquer outro de sua preferência, seguir a ordem:
e desativar essa opção, deixando vazia a caixa de seleção, não deixe nem 'M' e muito menos '*'. Desative a opção. Agora só compilar o kernel normalmente e efetuar as mudanças padrões 'pós-kernel'. Lembrando que usei a versão 2.6 do kernel.