Debris - Iniciação do X (gráfico)

Publicado por Juliao Junior em 10/06/2009

[ Hits: 4.937 ]

 


Debris - Iniciação do X (gráfico)



Recentemente entrei em contato com mais uma distribuição Linux, o Debris. Claro, sempre surge a pergunta: para que mais uma distro? É verdade, mas algumas propostas acabam sendo muito boas. E este é o caso do Debris.

É uma distribuição baseada no Ubuntu, mas ele contém apenas o essencial. Sua imagem de cd possui incríveis 187MB. Vem com um desktop mínimo, claro, mas podemos instalar o que quisermos via apt.

Como ele traz apenas o mínimo, é ideal para máquinas mais antigas e até mesmo para os agora badalados netbooks. Testei ele hoje, e sua velocidade realmente impressiona.

Porém, tive uma pequena dificuldade: não consegui entrar no ambiente gráfico. O X não queria funcionar de jeito nenhum. Surgia um aviso que faltava um pacote, e por isso o X não iria funcionar. Pesquisei um pouco, e notei que vários usuários tiveram este problema.

Como a documentação do Debris ainda é muito pequena (quase nada, na verdade), resolvi partir para a resolução por conta própria e ver o que dava. Fiz o básico de sempre: fóruns, chats etc. E, como resultado, aqui está a solução. Simples, como sempre.

Após a máquina reconhecer o cd e bootar por ele, surgirá a tela do Grub. Neste momento, clique duas vezes na tecla "e". Isso o levará para a linha de comando. Então digite:

xmodule=vesa

e tecle ENTER. Pronto! O Debris iniciará e o ambiente gráfico funcionará corretamente.

Até a próxima.

Outras dicas deste autor

Ubuntu mais rápido

Copiando Linux para outro HD

Traduções automáticas - Google Translate no Desktop

Customizando o SystemRescueCD Linux

Repositório pessoal do Debian Linux

Leitura recomendada

alias - Comandos personalizados (para iniciantes)

Dicas para o Hypertext Access (htaccess)

Corrigindo bug dos ícones sobrepostos no i3bar

Ripando CD's de áudio no XMMS.

Consertando boot negro do (K)Ubuntu 7.10

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário