Nesta solução, iremos utilizar um equipamento extremamente mais atraente para este tipo de solução: o
Raspberry Pi.
A principal característica que define a utilização de um sistema de
ThinClient seria a economia que seria gerada por se utilizar terminais ao invés de computadores completos para os usuários. Vejamos um exemplo: em um Call Center, todos os usuários utilizam softwares em comum (um software específico para Call Center, por exemplo) e todos tem as mesmas funções.
Podemos criar um ambiente com diversos desktops rodando um sistema operacional proprietário e instalar ou executar o software do Call Center. Podemos partir para um software livre, como opção ao sistema operacional.
O custo de um desktop pode variar de algumas centenas de reais a mais de 2 mil reais. Consideramos a compra dos softwares de cada estação e demais agregados (antivírus, pacote Office, firewall etc) teremos uma conta bem gorda para cada estação.
Com uma solução de ThinClient, teremos apenas um sistema operacional que iniciará a estação do usuário e conectará ao servidor para que os programas possam ser acessados. Todos os softwares serão executados no servidor e as estações apenas exibem as telas geradas.
O custo de licença fica limitado ao servidor. Outra grande vantagem é a melhora de performance. Caso precisemos melhorar memória ou disco, será feito no servidor, melhorando para todos os usuários.
Veja o artigo completo em:
Criando um THINCLIENT de baixo custo com Raspberry - ajudadigital.com.br
Pena o "custo Brasil" torná-los menos acessíveis que poderiam.
A um preço mais acessível no Brasil, estes carinhas seriam usados em muitas atividades por aqui.
------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42