Objetivo: Transferência simples e dinâmica de arquivos em rede local (LAN).
1° passo: Realizar a instalação do pacote do servidor TFTP. No nosso caso, vamos utilizar o Advanced Trivial File Transfer Protocol (atftpd). No Debian e derivados podemos realizar a instalação utilizando o apt-get, conforme abaixo:
# apt-get update
# apt-get install atftpd
2° passo: Após instalado o pacote do Servidor TFTP, devemos editar o arquivo de configuração do mesmo, localizado em
/etc/default/atftpd. Devemos deixá-lo com o conteúdo abaixo:
USE_INETD=false
OPTIONS="--daemon --port 69 --tftpd-timeout 300 --retry-timeout 10 --logfile /var/log/atftpd.log --mcast-port 1758 --mcast-addr 192.168.255.255 --mcast-ttl 1 --maxthread 100 --verbose=5 /tftpboot"
Obs.: Algumas das opções desse arquivo devem ser alteradas conforme a sua estrutura de rede, como:
- /var/log/atftpd.log: Esse arquivo no meu caso, será utilizado para armazenar os log's do Serviço de TFTP. Para poder utilizar esse arquivo, tive que indicá-lo no arquivo de configuração do Servidor de TFTP e criá-lo no sistema, conforme os comandos abaixo:
# touch /var/log/atftpd.log
# chmod 770 /var/log/atftpd.log
- --mcast-addr 192.168.255.255: Nesse parâmetro deve ser inserido o endereço IP de Broadcast de sua rede local. No meu caso trata-se de uma rede classe B;
- /tfpboot: Esse diretório é o diretório "root" (padrão) do meu servidor TFTP. É nele que os arquivos enviados e recebidos das transferências via TFTP. Para utilizar esse diretório, além de inseri-lo no arquivo de configuração do Servidor TFTP, tive que criá-lo no sistema conforme os passos abaixo:
# mkdir /tfpboot
# chow -R nobody.nogroup /tftpboot
# chmod 777 /tftpboot
3° passo: O último passo que devemos fazer é reiniciar o servidor TFTP para que as alterações entrem em funcionamento:
# /etc/init.d/atftpd restart
Feito isso, o mesmo está pronto para utilização.
Nota: Com essa configuração, o mesmo está pronto para ser utilizando sem nenhum problema em sua rede local. Caso deseje acessar esse Servidor TFTP de fora de sua rede local, você deverá configurar um "NAT" (Masquerade) no dispositivo de borda de sua LAN (Router, Firewall etc) para que possa redirecionar conexões para seu Servidor TFTP localizado em sua LAN. Outro detalhe interessante é que o protocolo de nível de aplicação TFTP utiliza por padrão a porta UDP 69.
Obrigado,
Danilo.