Configurando Gnome 3 para Gnome Tradicional no Ubuntu 11.04 Natty Narwhal
Proponho a apresentar o passo a passo para retornar ao ambiente gráfico tradicional do Gnome no Ubuntu 11.04
Sobre as mudançcas no Gnome 3
O Ubuntu 11.04 foi lançado e, previamente, já começou a causar alguma apreensão. O motivo disto é que o ambiente gráfico padrão, o Gnome, foi totalmente reformulado.
Sumiu a Barra de Tarefas inferior, as opções do Menu Superior. Ou seja... Tudo que já estávamos começando a acostumar.
Mas enfim, quem disse que a Apple (notória na inovação e tendências) não causou desconforto ao lançar seu primeiro Mac sem gravador de Disquete?!
No site do Gnome 3, há uma descrição breve das mudanças:
Visão de Relance
A ideia é ter um único local de acesso às janelas, aplicações e mensagens, através do canto superior esquerdo. Novas funcionalidades para visualizar programas em execução e alternar entre os mesmos.
Integrador de Mensagens
Um sistema interno de mensagens via popups permitindo a visualização e resposta das mesmas sem a necessidade de alternar repetidamente as janelas.
Tudo na "ponta dos dedos"
A pesquisa é convergente no novo Gnome. Aplicações, janelas, documentos... Tudo pode ser rápida e facilmente acessado através de um sistema rápido de busca.
Sistema Fácil de Configuração
Através de Navegador ou pesquisa, você pode facilmente alterar as configurações que deseja.
Apesar dos "desconforto", acho que vale o esforço para tentar se adaptar,pois o Gnome 3 me pareceu bem interessante e voltado para a "facilidade de uso". Apesar de que achei-o um pouco mais "demorado" para carregar os programas gráficos que a versão tradicional e ter aumentado a necessidade de digitação para acesso aos programas.
Para quem não quer, ainda, abandonar os velhos hábitos, aí vai um passo a passo simples para se retornar ao ambiente gráfico tradicional.
Alterando as Configurações
Uma vez carregado o Ambiente Gráfico:
Clique no Simbolo do Gnome no Canto Superior Esquerdo e, na Janela de Busca, digite "Login".
Aparecerá o ícone da configuração da Tela de Login. Acesso-o:
Em seguida, desbloquei o acesso com a senha de usuário sudo e, onde está escrito "Selecione como sessão padrão", escolha: "Ubuntu Clássico".
[1] Comentário enviado por rfranzen em 04/06/2011 - 10:34h
Bom dia André,
Parabéns pela iniciativa, mas seu artigo está completamente errado na fundamentação. Você sabia que o Gnome3 NÃO vem instalado no Ubuntu 11.04?
O Unity é o ambiente gráfico padrão do Ubuntu 11.04, ou seja, nesta sua dica você transformou o Unity em Gnome3, além de misturar vídeos do Gnome3 com screenshots do Unity...
Recomendo pesquisar um pouco mais na próxima vez para evitar publicar coisas sem sentido como esta...
[4] Comentário enviado por removido em 07/06/2011 - 22:55h
Realmente, o colega está equivocado. E junto a Moderação, que aprovou a dica também.
O Unity é um plugin do Compiz, mas está baseado, ainda, no Gnome-2.X
Quando configura o aplicativo 'Tela de Login' para Ubuntu Clássico, é a interface padrão do Gnome-2 que fica disponível.
Massacrar o colaborador é desnecessário, não precisa disso.
[5] Comentário enviado por wopgan em 22/06/2011 - 15:12h
Concordo com o Izaias, o menino só se enrrolou na hora de falar do Unity e disse Gnome 3 ... mais isso não tem nada, ele teve muito mais vontade de ajudar do que esses malucos que só entram pra criticar ... lembrando criticas são bem vindas quando construtivas ...
E André parabéns pela iniciativa mano, mais da próxima, da uma pesquisada a mais e se intera melhor para postar a dica, tenho certeza q da próxima vc vai detonar!
E fica para os que querem saber ... o gnome 3 tbm roda no ubuntu 11.04 e fica 100% basta baixar e instalar os pacotes certos ... depois eu posto uma dica sobre como fazer ... abraços!
[6] Comentário enviado por andreuebe em 23/06/2011 - 10:30h
Caros
Agradeço As dicas, apoio, orientações e elogios.
Contribuo com frequencia para o o VOL e, desta vez, teve este deslize epistemológico. Teoricamente a dica está deficitária mas, empiricamente, atende ao proposto que é ao de auxiliar a troca de Ambietne gráfico nativo do Ubuntu 11.04
Creio que, no aspecto teórico, os comentários dos colegas suprirão a deficiencia teórica que decorreu do fato de que, relamente, não houve uma pesquisa mais aprofundada neste aspecto pois a intenção era só postar uma dica rápida de proceder acerca de um problema que, me afligiu e, creio afligiria os colegas.
Poderia, como dica, ter inclusive omitido a parte introdutória e ter ido aos finalmentes. Mas o espaço do VOL é isso: Democrático e construtor.
Ao colega hfa2010 uma dica (se me permite). Sua opinião foi construtiva pois os feed backs nos permitem reflexões mas, se não sabe disso saberá pela vida: não se mata uma mosca com um cajado ;-)