Descrição da classe QApplication, responsável por gerenciar a GUI (interface gráfica com o usuário) e mostrar uma aplicação para a classe na criação de um programa "Oi mundo".
A classe
QApplication é responsável por gerenciar a GUI (interface gráfica com o usuário). Ela funciona como um evento de "looping", onde todos os eventos do sistema da janela e outros códigos são processados e despachados.
Para qualquer aplicação que usa Qt é imprescindível o uso da classe QApplication, não importando o tipo da aplicação ou o número de janelas que terá o seu programa.
Desde que a QApplication seja inicializada, poderá ser criado qualquer aplicativo relacionado a interface gráfica com o usuário. Portanto temos a classe QApplication como o ponto inicial de qualquer aplicação desenvolvida com o Qt.
Aplicação em um programa:
1 #include <QApplication>
2 #include <QLabel>
3
4 int main (int argv, char *argc[])
5 {
6 QApplication app(argv, argc);
7 QLabel *oimundo = new QLabel("<h1>Oi Mundo!!!</h1>");
8 oimundo->show();
9 return app.exec();
10 }
As linhas 1 e 2 são os cabeçalhos do programa, elas definem as classes a serem usadas em nossa aplicação.
A linha 7 cria um QLabel, que aparecerá a expressão "Oi mundo", e na linha 8 tornamos o label visível.
A linha 9, passamos o controle da aplicação ao Qt. Aqui o programa entra em um evento de looping. Fazendo com que o programa fique esperando uma ação do usuário.
O código é bem simples, mas mostra a facilidade e o poder do Qt de fazer aplicações gráficas com aparência profissional, bastante atrativa aos usuários.
Nenhum comentário foi encontrado.