e baixar o arquivo rarlinux-3.4.1.tar.gz, versão que testei, mas deve funcionar para outras. Depois de baixado você deve usar o usuário root e ir para onde baixou, no meu caso é a pasta dados. Faça assim:
# cd /dados
Acima eu usei o comando cd para ir ao diretório que especifiquei no caso /dados.
Agora precisamos descompactar o arquivo, para isso usamos o comando tar.
# tar -xvzf rarlinux-3.4.1.tar.gz
Se você verificar o diretório atual com o comando ls, você verá um novo diretório chamado "rar", este diretório devemos mover para a pasta /usr/local, para isso usamos o comando mv.
# mv rar /usr/local/
Depois de movido o diretório entramos no diretório /usr/local/bin, para isso digitamos:
# cd /usr/local/bin
Uma vez dentro dele devemos criar um link simbólico para o sistema saber onde se encontra o programa RAR, para fazermos isso usaremos o comando ln.
# ln -s /usr/local/rar/unrar
Feito estes passos, seu programa está instalado e pronto para ser usado. Qualquer dúvida basta postar.
[1] Comentário enviado por mluiz em 02/05/2008 - 08:05h
opa... para facilitar um pouco a vida de quem utiliza o Debian (e creio que no Ubuntu também) um apt-get install rar unrar facilita e muito. Para não ter problemas com vários tipos de arquivos compactados o ideal é executar o comando:
apt-get install zip unzip rar unrar bzip2
[2] Comentário enviado por linux.juice em 04/05/2008 - 22:47h
ola, brother eu havia tentado fazer desta forma mas meus repositores não tinham, esta foi a forma que encontrei para descompactar e compactar arquivos .rar, assim como eu tive dificuldade acredito que muitos podem estar passando por isso, por este motivo postei meus passos, mas me passa teus reposistores para mim fazer um teste aqui, pois se pelo "apt-get install zip unzip rar unrar bzip2" com seus repositores funciona acho que vale apena postar ...