Já usei Arch Linux há alguns anos e depois dei uma pausa nele. Experimentei várias distros por curiosidade. Resolvi instalar o Arch novamente, recentemente, e me deparei com algumas diferenças em relação à versão que eu usava antes, mas nada extravagante.
Hoje, estou com dual boot: Funtoo e Arch Linux. As duas distros são muito boas. Funtoo é mais flexível, adaptável e tem um processo de instalação manual. Mas cada uma tem seus prós e contras, dependendo do que o usuário deseja.
O que há de bom no Arch Linux?
Ele é simples e fácil. Calma, não é fácil como Ubuntu ou Linux Mint, mas é fácil sim. Acredito que uma das principais razões para usar Arch Linux, é que ele é binário, ao contrário do Funtoo que compila tudo. Isso significa, na prática, que Arch Linux atende melhor os usuários que não têm muita paciência e não querem lidar com flags de compilação.
Normalmente, acredito, esse tipo de usuário prefere instalar logo seu sistema, os pacotes que deseja e usá-lo ao invés de esperar oito horas digitando comandos e esperando o computador compilar as coisas.
Apesar disso, o live-CD do Arch Linux tem tudo o que o usuário precisa para instalar o sistema. Há um arquivo de texto com as instruções de instalação. Mas aí resido um "problema". Usuários que não tem tempo a perder ou não gostam de esperar muito para ter o sistema pronto, podem se frustar um pouco.
Para suprir essa carência, alguém criou um maravilhoso "aui" script disponível em:
[1] Comentário enviado por andrelds em 04/07/2015 - 20:17h
Boa, depois que vi na sua screenshot você usando, só estou usando esse script agora :D
Valeu pela dica.
Estou tentando instalar o openbox agora, eu tentei pelo script mas não deu certo :/
depois de instalado dei os comandos:
exec openbox-session
startx
mas não deu certo :(
Vou instalar só a base e tentar seguir o tutorial do @edps (configurando um super openbox)
[2] Comentário enviado por spylinux em 05/07/2015 - 00:04h
Com este script nunca testei, mas com o Evo/Lution já, é muito prático e fácil pra quem quer conhecer o Arch sem a complicação da instalação e configuração, ele instala fácil drivers, codecs, desktop, login manager...
[]'s spylinux
Comunidade Manjaro Geek -www.manjaro-geek.org
[5] Comentário enviado por removido em 08/07/2015 - 14:23h
[1] Comentário enviado por andrelds em 04/07/2015 - 20:17h
Boa, depois que vi na sua screenshot você usando, só estou usando esse script agora :D
Valeu pela dica.
Estou tentando instalar o openbox agora, eu tentei pelo script mas não deu certo :/
depois de instalado dei os comandos:
exec openbox-session
startx
mas não deu certo :(
Vou instalar só a base e tentar seguir o tutorial do @edps (configurando um super openbox)
Valeu \o
Pessoal, uma coisa a considerar sobre o script que acabei lendo ao acessar o archlinux-br, e que ele não e mais mantido(Atualizado), como podem ler no README do projeto.
[8] Comentário enviado por ysraelbendavid em 15/07/2015 - 13:11h
Pra quem está conhecendo o Arch pode ser uma boa, mas para quem tem um espírito a la 'Volkerding' e prefere uma distro mais Unix Like, é muito melhor usar o Wiki do Arch em português e instalar tudo manualmente. Praticidade por praticidade é preferível usar Ubuntu, Mint, Fedora, etc.
Quando fiz minha instalação encontrei várias dificuldades, mas já superei todas.
1ª - Minha rede cabeada não funcionava nem a pau, e eu não conseguia conectar o wifi, pelo wifi menu também; ninguém na internet me colocava a par de como fazer a conexão pois só se preocupam com a conexão depois de instalado o sistema, mas sem internet não se instala o Arch.
Na minha máquina, um Lenovo G480 com wifi Atheros, bastou dar o comando iw dev; ele diz que minha interface é wlp2s0, daí eu entro com o wifi menu wlp2s0, ponho senha e voila.
2ª - Na hora de gerar o /mnt/etc/fstab, não eram geradas as partições /mnt/boot/efi e nem a /home. Eu tive que fazer todo o processo de recriar as partições e montá-las, e depois gerar o arquivo com o genfstab. Sempre que se faz isto é necessário ver se todas as partições foram geradas, pois se não gerar a partição de boot, na hora de instalar o grub não tem como instalar.
3ª - Na hora de instalar a interface, é preferivel instalar o LXDE ou o XFCE, pois são pequenos; KDE e Gnome não gigantescos e levam muito tempo baixando e instalando.
4ª - Por todo o sistema em português também foi uma luta, mas seguindo a Wiki tudo deu certo.
Apesar de todas as dificuldades de instalação o Arch é show de bola, tanto para mantê-lo atualizado quanto para usá-lo diariamente.
Só não consegui ainda instalar os pacotes do Blackarch, mas isto demanda tempo.
Obrigado.