Se levarmos ao pé da letra, o GNU/Linux antigamente não "tinha" vírus pois ao contrário do Windows, todos os arquivos do sistema exigiam privilégios de administrador para serem alterados e o acesso ao superusuário costumava ser menos acessível que hoje em dia. Porém, com a pequena popularização do sistema do pinguim, foram descobertas outras formas de danificar seu sistema através de vírus, sendo assim venho por meio desta dica citar 4 bons antivírus para o seu Linux!
1. Comodo Antivírus: sem dúvidas o Comodo Antivírus é um dos melhores no mercado. Ele está disponível para diversas distribuições GNU/Linux gratuitamente.
2. ClamAV Antivírus: uma das vantagens dele em relação aos outros é que ele é open source e pode ser utilizado tanto através do terminal como por interface gráfica. Sem contar que ele recebe na maioria das vezes atualizações diárias.
3. ESET NOD32: com um nome de peso no mercado, o ESET NOD32 tem sua versão para GNU/Linux podendo ser usado tando em servidores como em desktops convencionais.
4. Bitdefender: muito conhecido pelos usuários de Windows, este programa tem sua versão para diversas distribuições GNU/Linux. É possível solicitar uma licença gratuita no site oficial e recebê-la em seu e-mail ou então você pode baixar a versão trial do programa.
[1] Comentário enviado por removido em 20/07/2015 - 16:01h
Já usei o ClamAV por um tempo, mas depois que eliminei MS do meu notebook., pelo faro de vírus no linux ser como enterro de anão , que todos sabem que existem mas ninguém nunca viu, eu parei de usar .
[2] Comentário enviado por hugoeustaquio em 20/07/2015 - 16:35h
Sim, teoricamente é possível escrever vírus para linux. A ideia é combater esse tipo de prática RESOLVENDO as brechas que o vírus explora e isso funciona muito bem no linux.
Muita gente não entende porque existem anti-vírus pra linux. E então supõe que hajam vírus para linux que algum anti-vírus possa defender e que o sistema atualize suas correções em menor frequência que os anti-vírus. Leigamente enganados.
Se você quer que o seu servidor de e-mails tenha anti-vírus, e ele roda linux, então é necessário que haja anti-vírus pra linux. Se você tem um servidor ftp e quer que ele tenha anti-vírus, precisará existir anti-vírus pra linux. Se você vai enviar um e-mail com um anexo pro seu chefe que você pegou na internet, pega mal encaminhar algo com vírus.
As bases de dados dos anti-vírus para linux são AS MESMAS que as de windows. É isso mesmo!! Quando você roda um anti-vírus em linux, está procurando vírus para windows. Sua premissa de que "antigamente" o linux não tinha vírus e hoje em dia tem, está completamente equivocada. Quando uma brecha é explorada em linux, a reação da comunidade não é tirar uma "amostra" dela pra embarcar em um sistema terceiro e ficar varrendo arquivos procurando não receber o tal vírus. A reação correta é fechar a tal brecha.
Vale um zilhão vezes mais aconselhar o usuário final de linux a manter seu sistema atualizado do que instalar anti-vírus. A não ser que ele realmente queira procurar vírus de windows.
[6] Comentário enviado por digitalx em 20/07/2015 - 21:50h
Concordo plenamente com o que hugoeustaquio escreveu acima. Antivírus em Linux existe para protegar máquinas da rede que rodam windows. Pra uma máquina que não é servidor, é completamente desnecessário. Ameaça real em sistemas Linux, que muita gente não fala ou desconhece, chama-se rootkit.
[8] Comentário enviado por digitalx em 20/07/2015 - 22:34h
[7] Comentário enviado por clodoaldops em 20/07/2015 - 22:22h
Ameaça real em sistemas Linux, chama-se "usuário" tbém conhecido como o "carinha c/ a mão no teclado"
[9] Comentário enviado por tiago4171 em 22/07/2015 - 11:25h
A Pergunta que não quer se calar.
PRA QUÊ ISSO?
___________________________________________________________________________________________
"God is good in all the time and in all the time god is good :: Deus é bom a todo tempo, e a todo tempo deus é bom"
Core 2 Duo E8400, GT 740, 4GB DDR2, CX430, 2 HD's 500GB
[10] Comentário enviado por albfneto em 27/07/2015 - 21:39h
OIha, vírus para linux continuam muito raros. apenas alguns poucos rootkits.
eu usei clamav um pouco, mas agora não uso.
em windows, sim, uso. No momento uso o Comodo para windows e gosto
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: [i] Sabayon, Gentoo, OpenSUSE, Mageia e OpenMandriva[/i].