Segue uma dica que estava atrás e não encontrei aqui na VOL, alterar o hostname sem precisar reiniciar o equipamento.
# /bin/hostname novo.host.name
Isso mudará o nome do equipamento sem a necessidade de reiniciar o SO, porém ao realizar o reboot o nome voltará a ser o antigo. Nesse caso é usado para equipamentos que não possui janela para manutenção e para resolver o problema do caso do reboot basta alterar o nome no seguinte caminho.
# vi /etc/sysconfig/network
NETWORKING=yes
HOSTNAME=aqui_colocamos_o_nome
Lembrando que se alterarmos somente no "/etc/sysconfig/network" o nome é alterado depois do reboot, então como forma mais pratica podemos primeiramente mudar o nome no "/bin/hostname novo.host.name" e depois alterar no "/etc/sysconfig/network".
[1] Comentário enviado por Tacioandrade em 13/01/2013 - 14:52h
Valeu pela dica, sou Debian user e instalei o CentOS para testes aqui e não sabia como fazer este tipo de modificação para reaproveitar uma VM para outras maquinas de testes. =)
[3] Comentário enviado por fap_santos em 09/09/2013 - 13:32h
Ótimo! Só lembrando. . . que no caso de algumas máquinas utilizarem outros serviços, como um Oracle por exemplo, é necessário alterar o hostname dentro do arquivo hosts: #vi /etc/hosts
[5] Comentário enviado por edsonmarques em 12/08/2016 - 05:11h
Olá! Amigos, me deparei com uma situação que para mim é incomum. Tenho um server com CentOS7 e preciso alterar o hostname para "teste.dominio.com.br", mas sempre que reinicio o servidor o hostname fica "teste".
Já alterei os arquivos /etc/hosts /etc/hostname
Já executei os comando abaixo:
# hostnamectl set-hostname teste.dominio.com.br --static
# hostnamectl set-hostname teste.dominio.com.br --transient
# hostnamectl set-hostname teste.dominio.com.br --pretty