O sistema
KimTu surgiu como uma remasterização e assim sempre será, pois em essência o KimTu é apenas uma adaptação do Debian.
O principal objetivo da distribuição KimTu é desenvolver e aplicar ideias de uma comunidade de usuários que não tinha espaço em comunidades de distribuições maiores, o sistema operacional desta forma é uma ferramenta para o desenvolvimento e aplicação destes produtos criados pela comunidade.
Um dos produtos que está sendo utilizado é o sistema de módulos que instala os pacotes de programas para determinadas finalidades ou perfis de usuários, exemplo, o usuário que precisa trabalhar com parte gráfica instala o modulo "gráficos" que virá com os programas necessários para essa utilização, como o Gimp, Inkscape, Blender etc.
A distribuição KimTu tem a filosofia de ser simples ao usuário, incluindo a abordagem "menos é mais", o próprio visual que damos ao MATE desktop é de que seja familiar ao Windows para facilitar a entrada de novos usuários vindo deste sistema, não copiamos nada, mas simplificamos.
Nosso pacote de softwares incluídos na imagem ISO também é reduzido ao ponto de não faltar nada, mas propiciar uma boa seleção de programas que satisfará todos os usuários, esse pacote de programas poderá no pós instalação ser ampliado através dos módulos.
Um dos nossos principais desafios é o da incredulidade de usuários brasileiros que ainda veem remasterizações com maus olhos, embora isso não afete em nada nosso espírito de equipe, mas nos deixa tristes, pois poderiam ser contribuintes ativos nas comunidades das distribuições brasileiras.
Talvez por isso mesmo o KimTu tenha mais download no exterior do que no próprio Brasil, na versão 1.0 lançada agora em junho já alcançamos 33 países, incluindo todos os continentes, sendo Estado Unidos e União Europeia os nossos maiores fãs do KimTu.
Nossa comunidade é bem pequena, mas ativa, existindo tantos os contribuidores diretos que põe a mão na massa com ferramentas, programas, artes, como os contribuidores indiretos que participam das discussões no
grupo do Telegram e no nosso
fórum.
Estamos empenhados e esperançosos que com as novas versões e consequentemente nosso trabalho sendo mostrado em forma de novos programas, ferramentas e scripts, a distribuição KimTu terá uma alavancagem nos downloads e colaboração. O futuro nos reserva bons ares e nossa equipe continua firme no desafio de aprender o sistema
Linux e ajudar a difundir ao máximo de pessoas possíveis, tanto as nossas isos, quanto o principal de tudo, o conhecimento.
Faço o convite para participarem, nos ajudando com ideias, códigos ou só mesmo participando das discussões, serão todos bem vindos ao projeto KimTu. Maiores informações seguem email e site: kimtu.devs@gmail.com -
www.kimtu.vai.la.
FONTE: divulgue aos seus amigos e compartilhe! Show de bola... Gaúcho
GNU/Linux - correio eletrônico: gaucholinux(arroba)livrosde.net.