Olá amigos do VOL! Este é o meu primeiro artigo aqui no site e vou falar sobre uma tecnologia já antiga (1996) e que quase não se ouve falar dela, mas pode ser útil a muitos administradores de rede e usuários domésticos. Ela se chama
WOL (Wake on Lan - Acordado pela rede).
- Resumo:
O conceito de Wake on Lan (WOL) foi desenvolvido pela AMD em 1996 com a finalidade de "acordar" computadores através de evento na placa de rede causado pelo envio de uma sequência especial de pacotes que tem como destino o endereço MAC da placa de rede.
- Pré-requisitos:
Para que esse procedimento seja realizado com sucesso, algumas configurações são necessárias. O suporte ao WOL deve vir disponibilizado na placa mãe ou na placa de rede caso essa seja off-board. Não é possível integrar o suporte ao WOL em um equipamento que não tenha esse suporte nativo de fábrica.
Para que seu equipamento mantenha a placa de rede ativa mesmo com o computador desligado é preciso que você esteja usando uma placa-mãe ATX 20 ou 24 pinos com uma fonte também ATX capaz de prover ao menos 900mA de corrente, para que a BIOS seja ativada mesmo sem o start do sistema (acredito que todas as placas ATX de hoje tenham suporte nativo ao WOL e todas as fontes do mercado sejam capazes de prover 900mA à placa-mãe).
Mão na massa
- Configurando a BIOS:
As configurações da BIOS para ativar o WOL dependem de cada fabricante, mas geralmente estão nas opções de energia da placa onde se pode habilitar o LAN Event ou PME Event como enable, disable ou last state.
- Enable - WOL habilitado para ligar a máquina por eventos de rede;
- Disable - WOL desabilitado;
- Last state - WOL habilitado para ligar o computador caso esteja desligado e desligar caso esteja ligado. Mas para desligar o computador via WOL é preciso também
algumas configurações no sistema operacional.
Feito isso, salve as configurações e reinicie a máquina. Como as configurações são feitas diretamente na BIOS o WOL não depende de sistema operacional para ligar o computador mas depende do sistema caso deseje também poder desligar a maquina via WOL, nesse caso eu indico que procure como fazer essa configuração em seu sistema levando em conta que a gama de sistemas é grande demais para abordarmos todos neste tutorial.
- Configuração do sender:
Vamos chamar a máquina que vai enviar os pacotes de sender, ok? No meu caso eu uso
Ubuntu mas o aplicativo que faz o envio dos pacotes é compatível com quase todas as distribuições que conheço. O pacote se chama
Etherwake um aplicativo simples de usar e de instalar.
Para quem usa Ubuntu:
# apt-get install etherwake
Em outros sistemas pode ser instalado através do source disponível em:
http://archive.debian.org/debian/pool/main/e/etherwake/etherwake_1.09.orig.tar.gz
Descompacte o pacote usando o comando:
tar -zxvf etherwake_x.xx.orig.tar.gz
Entre no diretório descompactado:
cd etherwake_x.xx.orig
E compile o código:
# gcc ether-wake.c
Renomeie o executável:
# mv a.out etherwake
Feito isso é só mover para o diretório /bin para ficar disponível de qualquer lugar do sistema.