Webacula - Instalação e Configuração no Ubuntu 10.04

Este artigo abordará a instalação e configuração do Webacula, que é uma interface Web para gerenciamento do servidor
de Backups Bacula. O Webacula apresenta uma interface bastante amigável para o monitoramento e administração dos
Backups e Restores, sendo de fácil instalação e configuração.

[ Hits: 19.060 ]

Por: Fabrício Rodrigo em 07/03/2012


Instalação e Configuração



- Informações gerais:
  • Ubuntu Server 10.04
  • MySQL Server 5.0
  • Bacula-dir 5.0.1

- Pré-requisitos:
  • Apache2
  • Módulo Rewrite do Apache ativo
  • Php 5.2.4 com extensão PDO ativa
  • Pacote php-gd
  • Zend Framework versão 1.8.3 ou superior

Instalar pré-requisitos Apache, PH5 e GD:

sudo apt-get update
$ sudo apt-get install apache2 php5 php5-gd php5-mysql


Instalar Zend Framework versão 1.8.3 ou superior:

sudo add-apt-repository ppa:zend-framework/ppa
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install zend-framework


Após instalar o Zend Framework, é necessário editar o arquivo "/etc/php5/apache2/php.ini" e incluir o seguinte variável:

include_path = "/usr/share/php/libzend-framework-php/"


O ZendFramework necessita do módulo Rewrite do Apache habilitado, para isso, deve ser executado o seguinte comando:

# a2enmod rewrite

Para testar o funcionamento do Zend, basta executar o comando abaixo:

zf show version

Deve ser adicionado o usuário do Apache (www-data) no grupo Bacula, através do comando:

# usermod -aG bacula www-data

Instalando o Webacula

Baixe os Sources do Webacula através do link: http://linux.softpedia.com - postdownload

Descompacte o arquivo através do comando:

tar -xzf webacula-5.0.2.tar.gz

Crie a pasta "webacula" no diretório Root do Apache, no caso "/var/www":

# mkdir /var/www/webacula

Copiar os arquivos do Webacula para a pasta "/var/www/webacula":

# cp -r webacula-5.0.2/* /var/www/webacula

Crie o arquivo de configuração para o Apache:

# touch /etc/apache2/sites-available/webacula

Edite o arquivo "/etc/apache2/sites-available/webacula" e insira a seguinte configuração:

bacula.sudo = ""
bacula.bconsole = "/usr/bin/bconsole" 
locale = "pt_BR"

[general]
db.adapter = PDO_MYSQL //banco utilizado
db.config.host = localhost //nome do servidor do banco de dados do bacula
db.config.username = root //usuário do bd bacula
db.config.password = senha123 //senha do bd bacula 
db.config.dbname = bacula //nome do banco do bacula 

bacula.sudo = ""
bacula.bconsole = "/usr/bin/bconsole"
bacula.bconsolecmd = "-n -c /etc/bacula/bconsole.conf"

[webacula]
db.adapter = PDO_MYSQL
db.config.host = localhost //nome do servidor do banco de dados do webacula
db.config.username = wbuser //usuario para acessar o banco do webacula
db.config.password = "wbpass" //senha para acessar o banco do webacula
db.config.dbname = webacula //nome do banco do webacula


Criando o Banco de Dados do Webacula

Para criar o Banco de Dados do Webacula basta executar o Script:

# /var/www/webacula/install/webacula_mysql_create_database.sh -u root -p

Será solicitada a senha de Root do Banco de Dados.

Em seguida, devem ser criadas as tabelas do Banco de Dados do Webacula, através da execução do seguinte Script:

# /var/www/webacula/install/webacula_mysql_make_tables.sh -u root -p

Para acessar, basta digitar: http://ip_do_servidor/webacula
   

Páginas do artigo
   1. Instalação e Configuração
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Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 08/03/2012 - 20:51h

Valeu!

[2] Comentário enviado por frodopuc em 19/04/2012 - 11:14h

Muito bom... mas ainda estou com problema para acessar o site. Ao tentar acessar a pagina ele pede login e senha ja cadastradas no apache2. Até então eu consigo acessar, depois abre a primeira tela do webacula pedindo login e senha para o sistema. É dessa tela que eu nao consigo passar.. aonde fica os logins e senhas para essa tela? é possivel cadastrar outros logins e ter controle do que cada login faz? Obrigado.

[3] Comentário enviado por fabriciorodrigo em 19/04/2012 - 11:41h

Quando vc edita o arquivo "/etc/apache2/sites-available/webacula" ... a variável AuthUserFile aponta para o arquivo com os usuários e senhas ... no caso:

AuthUserFile /etc/apache2/webacula.users

Para criar um usuário ou alterar a senha basta executar o comando:

# htpasswd /etc/apache2/webacula.users admin

Onde, admin é o nome do usuário, e a senha será digitada após a execução do comando.

Capite?
[]'s

[4] Comentário enviado por frodopuc em 19/04/2012 - 11:56h

Certo, mas esse login é para a primeira tela apenas, para autenticação da pagina de acesso.
Depois de colocar esse login e senha, aparece uma tela semelhante a desse link:
http://webacula.sourceforge.net/images/01-login.png
e é esse login e senha que eu nao consigo configurar.
antes dessa tela aparece mais um pedido de autenticação para essa pagina.


[5] Comentário enviado por fabriciorodrigo em 19/04/2012 - 14:41h

A versão que corresponde a esse tutorial é a do Webacula v5.0.2. Pelo que eu percebi vc está instalando uma versão mais recente do webacula, creio que v5.5.1. Essa nova versão tem controle de usuário e ACL's.

Pelo que pude entender, dentro do source code tem o arquivo /webacula-5.5.1/install/db.conf .. nesse arquivo você seta a senha de acesso pela variável:

webacula_root_pwd=""

Como você não deve ter alterado, acho que a senha deve estar em branco ainda. Tenta logar colocando o usuário root e a senha em branco.

Se não der certo, você terá duas alternativas: apagar o banco e criá-lo novamente setando as variáveis no arquivo db.conf, ou inseri-la diretamente no banco através do prompt do bd.

Por exemplo:

UPDATE webacula_roles SET pwd='sua_senha' WHERE id=1;

Espero ter ajudado.


[6] Comentário enviado por frodopuc em 23/04/2012 - 14:49h

deu certo, era esse mesmo o erro. Muito obrigado.

[7] Comentário enviado por Tacioandrade em 29/09/2014 - 11:18h

Amigo bom dia, você saberia me informar se existe alguma forma de criar um usuário no webacula apenas para visualização, sem poder executar um backup ou restore? Pergunto isso pois meu chefe quer acesso a interface para poder monitorar os backups, porem não queria dar acesso ao poder de restore para evitar uma perda de dados em caso de mau uso.


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