Com o lançamento do
Debian Squeeze, escrevi esse artigo com o objetivo de criar um pequeno tutorial pós-instalação para uso do sistema em ambientes Desktop. Sempre usei Debian em todas as minhas máquinas e quero facilitar a vida e incentivar as pessoas que utilizam derivados como os "Buntus",
Linux Mint etc.
O Debian é um distribuição de instalação simples, rápida e o resultado é um sistema leve e relativamente fácil de usar, é claro que ele não possui muitas das ferramentas de configuração presentes nos seus "filhos", mas isso pode ser uma vantagem para deixar o sistema com a sua cara.
Esse guia não vai abordar a instalação, existe material disponível aqui mesmo no VOL sobre isso:
Sempre preferi utilizar o KDE como ambiente gráfico, por isso vou focar o artigo nele, mas a instalação com o GNOME é ainda mais simples, pois é o padrão da distribuição.
Configuração de repositórios
Um dos passos mais importantes depois da instalação do Debian é configurar a lista de repositórios para que todos os pacotes abordados nesse artigo estejam disponíveis para a instalação, para isso devemos editar o arquivo
sources.list, utilizo o editor
Nano.
# nano /etc/apt/sources.list
O arquivo padrão no Debian Squeeze está assim:
* Seu sources.list pode ter algumas diferenças do meu, utilizo a versão Testing do Debian, então tive que lembrar de cabeça, isso não altera o processo, só quis deixar o aviso.
Precisamos acrescentar o repositório "Multimedia", além de alguns que vou citar para casos mais específicos (Skype, Opera, Wine), a linha que devemos colocar no final do arquivo, é:
deb http://www.debian-multimedia.org squeeze main non-free
Repita o processo para outros repositórios, se quiser adicioná-los, sempre colocando novas linhas no fim do sources.list.
Skype:
deb http://download.skype.com/linux/repos/debian/ stable non-free
Opera:
deb http://deb.opera.com/opera/ squeeze non-free
Wine:
deb http://www.lamaresh.net/apt/ squeeze main
* Lembrando que são repositórios de terceiros, portanto tenha muita cautela ao adicionar qualquer coisa.
Feito isso, precisamos modificar as outras linhas, para uso dos pacotes "non-free", basta adicionar a expressão citada no final das linhas, o resultado será esse:
Quando esse processo for concluído, basta pressionar ctrl + o e ctrl + x para salvar e sair do editor.
Agora, a lista de pacotes precisa ser atualizada, pois adicionamos novos repositórios ao sistema.
# apt-get update
O APT pode(deve) reclamar que a lista de pacotes do repositório Multimedia não pode ser autenticada, para resolver esse "warning", digite:
# apt-get install debian-multimedia-keyring